Android 8: A possível data de lançamento e nome!

David Ventura
David Ventura
Tempo de leitura: 3 min.

Vamos falar do Android 8? Sim? É indiscutível que vivemos tempos em que o desenvolvimento tecnológico é superior à velocidade com que os utilizadores podem beneficiar da tecnologia.

Se num lado da balança, temos a Google, que trabalha arduamente para trazer mais e melhores funcionalidades ao seu sistema operativo Android. Por outro, temos as fabricantes que andam a passo de caracol e demoram muito tempo a libertar as actualizações para os equipamentos.

Vê também: Android 7.1.2. Foca-se sobretudo em otimizar a performance e corrigir alguns bugs (erros). Infelizmente, só neste preciso momento é que alguns equipamentos de marcas como: Xiaomi, Huawei e Samsung começam a saborear o Android Nougat 7.0.

Enquanto as marcas não disponibilizam com mais rapidez a actualização desejada, a Google já tem na panela os ingredientes secretos para a sua próxima actualização - o Android 8.

Neste tweet do CEO da Google, Sundar Pichai, foi revelado a data da próxima conferência tecnológica da Google, a Google I/O 2017. Decorrerá entre os dias 17 -19 de Maio, e terá lugar no Anfiteatro de Shoreline em Mountain View.

Apesar de estarmos a largos meses de distância, como é costume, este deverá ser o palco onde empresa de sillicon valley deverá apresentar aos desenvolvedores o novíssimo Android 8.0.

Vê também: Xiaomi Mi Mix em Branco esgota em menos de um minuto

Datas do lançamento do Android 8.0?

Ao se confirmarem estes rumores, vamos ter a preview do Android 8 para a data marcada da Google I/0. No entanto, estas notícias não foram confirmadas ainda pela própria google. Podemos é tirar a seguinte uma elação, já que o Android 7.0 foi apresentado na edição de 2016 desta mesma conferência, então será provável que o Android 8.0 também seja revelado na google I/O de 2017.

A versão final do Android 8 disponível para o consumidor só deverá estar pronta em Agosto / Setembro de 2017. Isto para haver uma competição saudável com o iOS da Apple, que também deverá ter o seu lançamento marcado para a mesma época.

Como se vai apelidar o Android 8?

Sempre que sai uma nova versão do Android, a blogosfera debruça-se arduamente em adivinhar qual vai ser a sua designação.

A Google deverá continuar a apelidar o Android por ordem alfabética, pelo que agora vamos ter algo começado pela letra "O".

Fazendo um pequeno exercício de memória, até agora tivemos:

  • Cupcake;
  • Donut;
  • Eclair;
  • Froyo;
  • Gingerbread;
  • Honeycomb;
  • Ice Cream Sandwich;
  • Jelly Bean;
  • KitKat;
  • Lollipop;
  • Marshmallow;
  • Nougat.

Aqui na redação da 4gnews já começámos a imaginar algumas possibilidades de nome para o Android 8. Oreo, Orange, Onion, Oats.. são algumas das hipóteses que pomos em cima da mesa. E tu ? Qual é o teu palpite?

Quais vão ser os equipamentos compatíveis com o Android 8?

Seguindo a linha de raciocínio que até aqui tem sido feita, os equipamentos Google serão os primeiros a receber a atualização. Para os modelos da saudosa linha Nexus, 5X e 6P, este será o último update a que terão direito. Tudo devido à nova política da Google, de só garantir atualizações por dois anos aos equipamentos. Por isso, os equipamentos da linha Nexus mais antigos não serão atualizados.

Se tens um flagship, ou topo de gama, das restantes fabricantes como: Samsung, Sony, Huawei, HTC, Motorola ou Xiaomi, fica descansado. O update é certamente garantido.

Boas notícias são para os utilizadores do Motorola Moto G4 e G4 Plus, que tem a actualização garantida para o Android 7.0 e Android 8. Dados confirmados durante a sua apresentação.

Se por acaso, és proprietário de um equipamento de gama média ou gama baixa, é improvável que o teu equipamento receba o Android 8.

Outros assuntos relevantes:

Moto G5 Plus – Novos rumores revelam ecrã e características

Asus Zenfone 3S Max apresentado oficialmente por $220

Xiaomi Mi Mix em Branco esgota em menos de um minuto