O Google está a preparar uma das maiores mudanças para jogos no Android dos últimos anos, que promete aproximar a experiência melhorar a experiência com games nos dispositivos móveis. Isto porque, com o Android 17, a empresa planeia introduzir um sistema nativo de remapeamento de botões, aproximando a experiência gaming nos telemóveis do que vemos em dispositivos como a Nintendo Switch, a ROG Ally ou outros equipamentos dedicados com o Android.
Atualmente, o Android reconhece comandos enviados por controlos físicos, mas não oferece forma nativa de remapear botões, algo que depende exclusivamente dos jogos ou de soluções improvisadas criadas por terceiros.
Android 17 prepara suporte nativo para remapeamento de botões
Conforme identificou o site Android Authority na versão mais recente do Android Canary, o Android 17 deverá incluir uma nova permissão interna chamada CONTROLLER_REMAPPING, que indica a presença de um sistema oficial para remapear botões em todo o sistema.
A empresa também está a criar um menu dedicado a controlos dentro das Definições do Android. Embora ainda não esteja ativo, tudo indica que será um centro de gestão para visualizar dispositivos ligados e personalizar o mapeamento dos botões, outra novidade exclusiva da próxima versão do sistema operativo.
Um possível “gamepad virtual” integrado no sistema
Outro recurso em desenvolvimento é um gamepad virtual, uma espécie de controlo em software que atua como intermediário entre o comando físico e o jogo.
O Android conseguiria intercetar o comando original, remapear o botão e enviar ao jogo uma entrada que ele reconheça como legítima.
Este dispositivo virtual é capaz de replicar o funcionamento completo de um controlo físico, incluindo:
-
Botões A, B, X, Y
-
Start, Select e botão de Modo
-
L1, R1, L2, R2 (incluindo gatilhos analógicos)
-
Joysticks completos (com cliques L3 e R3)
-
D-Pad
Além do remapeamento, o mesmo sistema abre portas para algo ainda maior:mapear toques no ecrã para comandos de controlo físico, permitindo jogar títulos que hoje não suportam gamepads.
Como avalia o Android Authority, esta funcionalidade será extremamente útil não só para telemóveis, mas também para PCs com Android, incluindo dispositivos que executam jogos do Google Play Games para computadores.
Vê também: Telemóveis da Xiaomi transformam-se em PCs gamers e já correm jogos da Steam (e sem streaming)
🏆 Prémios 4gnews 2025
Vota nos teus favoritos e ganha prémios incríveis.
👉 Votar agora
