Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Android 16 vai usar IA nas notificações do teu telemóvel e vais mesmo agradecer

O Android 16 vai usar inteligência artificial para melhorar as tuas notificações e acabar com o caos no ecrã do teu telemóvel.

IA nas notificações Android 16
Legenda

As notificações no Android estão prestes a ganhar uma dose de inteligência artificial. Segundo novas informações, o Google está a desenvolver um “organizador de notificações” que vai usar IA para categorizar e agrupar automaticamente os alertas no teu telemóvel.

O lançamento está previsto para o primeiro trimestre da nova versão do sistema operativo, o Android 16 e, ao que tudo indica, poderá ser exclusivo dos Pixel numa fase inicial.

IA vai agrupar notificações em quatro categorias

A ideia do novo organizador é simples: evitar o bombardeamento de notificações sem relevância imediata. Para isso, o Android vai aplicar o mesmo princípio que já encontramos, por exemplo, no Gmail, que separa os e-mails em separadores como “principal”, “promoções” ou “social”.

Segundo informações encontradas pela página Android Authority, esse “organizador de notificações” vai silenciar e agrupar automaticamente as notificações em quatro categorias distintas, sempre que a IA identificar correspondência:

  • Promoções: mensagens de vendas, anúncios de novos recursos e afins
  • Notícias: destaques da atualidade, artigos e editoriais
  • Social: gostos, comentários, publicações e notificações das tuas redes
  • Sugerido: newsletters, sugestões de conteúdo e recomendações de média

Sempre que uma notificação for agrupada, o sistema atualizará o canal de notificação associado àquela app ou conteúdo, de modo a garantir que alertas semelhantes no futuro sejam automaticamente categorizados. Isto significa que, com o tempo, o Android poderá “aprender” os teus padrões de uso e adaptar-se à forma como preferes receber informações.

Quando o novo recurso chega

A expectativa é que este organizador esteja disponível com o Android 16 logo a partir da primeira versão trimestral, embora o acesso possa começar apenas nos dispositivos Pixel. O que não muda é o objetivo: reduzir a poluição visual no ecrã do telemóvel e dar ao utilizador mais controlo sobre o que aparece (e quando).

Se a inteligência artificial conseguir realmente distinguir o que é urgente do que é ruído digital, esta pode ser uma das adições mais práticas ao Android nos últimos anos.

VÊ TAMBÉM:

JÁ COMEÇOU O PRIME DAY 2025!

UGREEN Power Bank 20000 mAh
24,39 €Amazon ES
36,58 €-33%
Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.