Android 16 revoluciona a segurança: proteção contra burlas, roubo e apps maliciosas

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 3 min.

O Android 16 chega com o maior reforço de segurança da história do sistema operativo. Antes do Google I/O 2025, a Google revelou as principais novidades de proteção contra esquemas, fraudes, apps maliciosas e roubo de dispositivos.

Foram anunciadas também as novidades e mudanças no design do Android 16 e a integração do Gemini a mais dispositivos Android. Mas os novos recursos listados abaixo demonstram que o foco também está na segurança digital.

Chamadas fraudulentas sob vigilância

android 16 segurança
Imagem: edição de kanawatTH / Canva Pro

Para combater as burlas por chamadas fraudulentas — que podem levar a espionagem, fraude e outros abusos — a Google está a trabalhar para bloquear ações específicas e alertar os utilizadores sobre essas tentativas sofisticadas.

A nova versão do Android bloqueia automaticamente tentativas de desativação de proteções do sistema durante chamadas com números fora da tua lista de contactos. Isso inclui:

  • Impedir que desatives o Google Play Protect;
  • Bloquear a instalação de apps de fontes desconhecidas (sideload);
  • Evitar a concessão de permissões sensíveis de acessibilidade a apps maliciosas.

Tudo é processado localmente no dispositivo. Além disso, o Android 16 interrompe automaticamente a partilha de ecrã quando a chamada termina, dificultando esquemas de engenharia social.

Testes com proteções bancárias em tempo real

O sistema também deteta quando uma app bancária é aberta durante uma chamada com um número não guardado. Nesses casos, o Android alerta o utilizador sobre o risco e oferece a opção de encerrar tudo com um toque.

Esta funcionalidade está em testes com os bancos Monzo, NatWest e Revolut no Reino Unido e funciona em dispositivos com Android 11 ou superior.

Google Mensagens com IA anti-burla melhorada

Lançada recentemente, a Deteção de Esquemas no Google Mensagens também foi melhorada com a ajuda de Inteligência Artificial. Quando a funcionalidade descobre um padrão de conversa suspeito, avisa em tempo real para que possas reagir antes de seres vítima de uma burla dispendiosa. A funcionalidade já funciona contra:

  • Esquemas com portagens e cobranças falsas;
  • Burlas com criptomoedas e identidades falsas;
  • Fraudes com prémios, vales-oferta e suportes técnicos falsos.

Tudo continua a ser processado localmente, sem comprometer a privacidade.

Key Verifier: confirmação de identidade nas mensagens

O novo Key Verifier permite verificar se estás a falar com a pessoa certa através de um código QR ou código numérico. Estás a trocar mensagens com alguém e desconfias que podes estar a falar com um burlão? Podes verificar a identidade dessa pessoa por meio de chaves públicas de encriptação, protegendo as tuas mensagens encriptadas de ponta a ponta no Google Mensagens.

Se houver alteração do SIM ou outro tipo de comprometimento, será emitido um alerta. Disponível a partir do verão para Android 10 ou superior.

Proteção contra roubo físico ainda mais robusta

O roubo de dispositivos físicos pode originar fraudes financeiras e roubo de dados importantes. Lançados no ano passado pela Google, os Recursos contra Roubo ganham ainda mais funcionalidades com o Android 16:

  • Bloqueio contra reposição de fábrica não autorizada;
  • Métodos mais seguros para bloqueio remoto;
  • Ocultação automática de códigos OTP no ecrã de bloqueio.

Estas medidas dificultam significativamente o uso indevido do dispositivo após um roubo.

Programa de Proteção Avançada no Android 16

O Android 16 estende o Programa de Proteção Avançada ao sistema operativo, oferecendo um nível máximo de segurança para utilizadores de alto risco, como jornalistas e figuras públicas. As medidas incluem:

  • Verificações de integridade em tempo real;
  • Isolamento de apps;
  • Bloqueio de portas USB;
  • Reinício automático do dispositivo após 72 horas de inatividade.

Estas funcionalidades consolidam as proteções mais fortes do Android num único sistema.

Play Protect mais inteligente contra apps disfarçadas

O Google Play Protect consegue agora identificar apps maliciosas que mudam de nome ou ícone para se esconder. A análise é feita em tempo real, mesmo em apps instaladas fora da Play Store.

Usando a linguagem YARA e outros sistemas de deteção de malware, o Play Protect analisa o comportamento antes de a instalação ser concluída.

Recomendações práticas

  • Mantém o teu dispositivo atualizado: instala o Android 16 assim que estiver disponível para garantires todas as novas proteções;
  • Evita partilhar o ecrã com números desconhecidos;
  • Ativa o Key Verifier para protegeres as tuas comunicações;
  • Verifica regularmente as permissões das apps e instala apenas apps da Play Store;
  • Participa no Programa de Proteção Avançada se lidas com informações sensíveis ou de alto risco.
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.