O Android 15 promete mudar a forma como gerimos a saúde das baterias dos nossos smartphones. A Google prepara-se para introduzir funções que vão permitir aos utilizadores ter maior controlo e compreensão sobre o estado das suas baterias.
Segundo o Android Authority, a Google vai passar a dar uma estimativa precisa da capacidade restante da bateria do seu smartphone. Com a introdução de um novo "painel de informações da bateria", os utilizadores poderão visualizar dados cruciais como a data de fabrico e o número de ciclos da bateria. Esta novidade foi descoberta como parte do "Pixel Feature Drop" de dezembro de 2023.
O Android 15 vai expor vários detalhes sobre a saúde da bateria:
- Data de fabrico
- Número de ciclos da bateria
- Data de primeiro uso
- Política de carregamento
- Estado de carregamento
- Estado de saúde da bateria.
Este último, particularmente interessante, é uma estimativa da capacidade atual de carga total da bateria.
Como se calcula a saúde da bateria no smartphone
Esta será expressa como uma percentagem relativa à capacidade nominal da bateria. Por exemplo, um estado de saúde de 90% num Pixel 8 indica que a capacidade total de carga remanescente é de cerca de 4118mAh, em comparação com os 4575 mAh originais.
Uma futura atualização da app de "Definições" trará uma nova página de "saúde da bateria", que mostrará o estado de saúde atual. Além disso, a aplicação também vai dar dicas úteis para os utilizadores quando a capacidade da bateria estiver degradada ou não puder ser detetada. Assim elimina a necessidade de verificações manuais constantes.
A Google também está a trabalhar para expor mais informações da bateria ao sistema operativo. Entre estas temos com o estado da própria bateria e o número de série. Estas podem ajudar a distinguir entre baterias originais e substituídas. No entanto, as implicações exatas deste desenvolvimento ainda não são claras.
Editores 4gnews recomendam: