Muitos telemóveis já permitem fazer desbloqueio através de impressões digitais. Contudo, o problema é que o sistema muitas vezes falha e obriga-te a repetir o processo uma e outra vez, para que finalmente consigas o que procuras.
De forma a agilizar este processo, o Android 15 deverá chegar com melhorias no que toca à autenticação biométrica. Um dos grandes destaques tem a ver com as impressões digitais que deverão ser mais facilmente identificáveis (via Android Police).
Como poderá funcionar essa melhoria ao certo?
A nova introdução faz com que o sistema operativo detete com facilidade quando a autenticação não funciona devidamente. Assim, o novo recurso do Android 15 leva-te a registar novamente os teus dados biométricos.
Possivelmente, não era bem isto que estavas à espera. No entanto, não deixa de ser uma boa forma de tornar a ferramenta mais eficaz. Pelo menos, é melhor do que repetir o mesmo processo vezes sem conta, sem sucesso, e assim continuar.
A informação foi obtida por um relatório de Mishaal Rahman, especialista em Android. Ao que tudo indica, esta novidade explicar-te-ia o que é que estava na origem do erro de autenticação com impressões digitais.
Não é oficial que o recurso chegue mesmo ao Android 15
Nesta fase, importa destacar que o recurso existe enquanto forma de teste. Posto isto, não há qualquer confirmação oficial que indique se o mesmo vai estar presente no Android 15 ou não.
Ainda assim, é muito provável que vá estar. Isto porque os problemas com impressões digitais para desbloquear o telemóvel já não são de hoje e faria sentido ver a situação finalmente resolvida.
Olhando para o universo tecnológico, já há quem trabalhe com leitores ultrassónicos de impressão digital. Estes, basicamente, garantem uma eficiência incrível, mesmo quando há sujidade ou transpiração.
Certamente já reparaste que o sistema de desbloqueio tende a errar mais, sempre que as tuas mãos estão húmidas. Não é propriamente arriscado dizer que seria muito vantajoso para o utilizador ver esta melhoria com o Android 15.