A ampliação de ecrã no Android pode atualmente ser ativada de três formas. No entanto, está a ser testada uma quarta opção que deve ser adicionada na próxima atualização do Android 15.
O novo quarto método de ativação para ampliação de ecrã permitirá aos utilizadores tocar rapidamente no ecrã duas vezes com dois dedos para ampliar. Este novo atalho de ampliação "toque duplo no ecrã com dois dedos" ainda não está visível na última versão Beta 1.2 do Android 15. Mas é possível ativar a opção manualmente, como revelado pelo Android Authority.
Esta opção surge acima do menu suspenso "avançado" escondido por defeito, que atualmente contém o atalho "tocar três vezes no ecrã". A razão possível pela qual a Google ocultou o atalho "tocar três vezes no ecrã" num menu suspenso é que este abranda outras entradas de toque. A sua descrição avisa mesmo que "este atalho pode abrandar o seu dispositivo".
Seja como for, os utilizadores que dependem da funcionalidade de ampliação de ecrã do Android devem aguardar com expectativa a atualização do Android 15 e as suas melhorias de acessibilidade. A ampliação de ecrã é uma funcionalidade nativa do sistema operativo Android que amplia o ecrã para tornar os elementos mais fáceis de ver. Encontra-se nas Definições > Acessibilidade > Ampliação (pelo menos em dispositivos Pixel).
Pode ser configurada para ampliar todo o ecrã ou uma área específica de interesse. Esta é uma ferramenta de acessibilidade particularmente útil para quem tem dificuldades em ver, razão pela qual o Android tem vários métodos para a ativar.
Os atuais métodos de ampliação
Estes métodos de ativação, que podem ser encontrados no submenu "tipo de ampliação", atualmente incluem um botão de acessibilidade no ecrã, um gesto que envolve premir e segurar ambas as teclas de volume, e um gesto que envolve tocar rapidamente no ecrã três vezes.
O primeiro método é o mais conveniente, mas ocupa parte do ecrã e amplia sempre o centro. O segundo método não ocupa espaço no ecrã, mas tem o tempo de ativação mais longo. O terceiro método é realmente conveniente e também permite ampliar a parte exata do ecrã que se quer ampliar. Mas também abranda o dispositivo, uma vez que o Android tem de adicionar um atraso a cada toque no ecrã.