Android 12: versão de testes já é a mais utilizada de sempre

Carlos Oliveira
Comentar

Foi em maio passado que a Google apresentou oficialmente o Android 12. A nova versão deste sistema operativo implementará muitas novidades, destacando-se a maior mudança no seu design dos últimos anos.

Muitas mais novidades foram anunciadas e parece que os utilizadores Android estão bastante entusiasmados com esta versão. Prova disso é o facto de a primeira beta do Android 12 ser a mais utilizada de sempre na sua categoria.

Beta do Android 12 é a mais utilizada de sempre no ecossistema da Google

Android 12's beta is by far our most downloaded/installed beta ever. Speaking of which, Beta 2 is available today: https://t.co/VR8CtXKWkZ

— Dave Burke (@davey_burke) 9 de junho de 2021

Foi através de Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Android, que a Google se vangloriou do sucesso já alcançado pelo seu sistema operativo. Tal como ele afirma, esta é a beta mais instalada na história das betas do Android.

Não temos números concretos para avaliar a dimensão do sucesso do Android 12, mas a empresa afirma ser "de longe" a mais utilizada. Nunca uma versão de testes do sistema operativo da Google havia sido instalada por tantos utilizadores.

Para isso terá também contribuído uma maior abertura da Google nos modelos compatíveis com a primeira beta do Android 12. Além dos smartphones Pixel, marcas como Asus, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp, TCL, Vivo, Xiaomi, e ZTE juntaram-se ao lote.

Infelizmente para a Google, e para os consumidores, este chavão poderá não se repetir no lançamento da versão final do Android 12. A sua disponibilização não está inteiramente dependente da Google, estando a responsabilidade da disponibilização do software do lado das fabricantes.

Android 12 traz nova interface e mais privacidade

Com o Android 12, a Google introduziu uma nova filosofia de design, a Material You. Esta traduz-se num aspeto mais colorido, arrojado e personalizável. Filosofia que já começa a transitar para alguns dos serviços da empresa americana.

Android 12

Além disso, a Google mostra uma maior preocupação com a privacidade dos seus utilizadores. Chega um novo atalho para facilmente cortar o acesso do sistema à câmara e microfone do smartphone ou até um painel onde serão aglomeradas informações sobre a recolha de dados do utilizador.

A Google afirma ainda ter conseguido incutir um aumento de desempenho no Android 12. Este está agora 22% mais rápido e 15% menos dependente do processador. Para ficares a conhecer todas as novidades, vê o nosso artigo dedicado ao tema.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.