Android 12 vai facilitar a utilização de lojas de aplicações alternativas à Play Store

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Google Play Store é o local recomendado para a instalação de aplicações no Android, mas nunca faltaram alternativas a esta loja de aplicações. Ainda assim, a Google promete dar mais espaço a essas alternativas no próximo ano.

Com a introdução do Android 12, a Google diz que a utilização de lojas de aplicações externas será ainda mais simples. Uma notícia que contrasta com as novas regras impostas pela empresa no que respeita aos pagamentos feitos dentro das aplicações presentes na Play Store.

No entanto, a empresa americana ainda não explicou de que forma irá facilitar o uso de lojas concorrentes à Play Store. Esses detalhes deverão ser revelados futuramente, mas a ideia é que essas não comprometam as medidas de segurança que a Google implementou no Android.

Google vai forçar o uso do seu sistema de pagamentos da Play Store

Tal como referi acima, a medida de facilitação mencionada contrasta com as medidas mais restritivas que a Google vai impor para pagamentos realizados dentro de aplicações. Esta é mais uma clara aproximação às regras usadas pela Apple na sua própria loja de aplicações.

Assim sendo, a partir de 30 de setembro de 2021, todos os que vendam produtos digitais estarão obrigados a usar o sistema de pagamentos da Play Store. Uma medida que visa impedir os programadores de fugir dos 30% cobrados pela Google sobre essas transações.

Todavia, os programadores podem contornar esta imposição distribuindo as suas aplicações através de outras lojas. Aliás, isso foi mesmo mencionado pela Google no seu comunicado.

A empresa americana usou o exemplo da Epic Games para alguém que não concorda com as suas regras pode continuar a distribuir os seus produtos no Android. Isto porque o Fortnite continua disponível na Galaxy Store ou através do site oficial da Epic Games.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Maps receberá a melhor mudança de design de sempre!
  • Mensagens Android: nova funcionalidade faz da aplicação ainda melhor
  • Google Pixel terá um preço que vai magoar a carteira!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.