Android 12 receberá funcionalidade muito popular no Windows

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Após uma análise ao código-fonte de uma versão beta do Android 12, o pessoal da XDA Developers encontrou indícios de uma nova funcionalidade. Em causa, estará um maior controlo sobre os ficheiros eliminados.

Falamos de algo muito semelhante à Reciclagem que vigora desde os primórdios do Windows. Um local onde os utilizadores podem gerir, conforme as suas preferências, os ficheiros que foram eliminados do sistema.

Android 12 deve implementar algo muito semelhante a uma Reciclagem

Com o lançamento do Android 12, os utilizadores terão maior controlo na gestão dos ficheiros eliminados. A novidade poderá ser encontrada nas definições de armazenamento do smartphone.

Aí, o utilizador poderá visualizar todos os ficheiros que se encontram na "Reciclagem" do Android e saber até o espaço que os mesmos ainda ocupam no seu equipamento. Será igualmente possível eliminar todos os ficheiros que se encontram nesse local.

Estando esta funcionalidade ainda desabilitada, não é certo o que a mesma poderá oferecer aos utilizadores. Porém, acredita-se que venha a ser também possível restaurar ficheiros a partir deste local.

A inclusão de uma "Reciclagem" no Android foi iniciada na sua versão 11. No ano passado, a Google implementou um mecanismo de gestão de ficheiros eliminados, porém, só pode ser utilizada pelas aplicações.

Quer isto dizer que se apagares um ficheiro numa determinada aplicação, apenas esta terá o poder de o restaurar. Não existe um local centralizado para essa opção, algo que deverá ser resolvido com o lançamento do Android 12.

FIles da Google terá funcionalidade semelhante

Para corroborar esta novidade, temos a já prometido paste "Lixo" que será implementada na aplicação Files da Google. Aí, espera-se que o utilizador tenha acesso aos mesmos privilégios que descrevo supra.

Atualmente, não sabemos se existe uma relação entre ambas as funcionalidades. A aplicação Files poderá receber esta novidade a qualquer momento, não sendo necessário o apoio do Android 12 para o seu funcionamento.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi é quem mais sobe preços na China. Apple surpreende
  • Bicicleta gaming: pedala enquanto jogas nesta bicicleta estática
  • Google está isolada na sua proposta de alternativa aos cookies
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.