Android 12 Go Edition já chegou e traz consigo smartphones acessíveis mais rápidos

Mónica Marques
Comentar

A Google apresentou novo sistema operativo Android 12 há dois meses e eis que agora chega a versão "light" para os smartphones mais acessíveis.

De acordo com a gigante tecnológica, o Android 12 Go Edition vai impulsionar em 30% o desempenho dos smartphones, tornando-os mais rápidos, mas também mais seguros.

Nova versão do Android 12 otimiza a autonomia de bateria dos smartphones

Uma das grandes novidades do Android 12 Go Edition é que o sistema permite otimizar a autonomia da bateria dos smartphones. Tudo porque coloca, automaticamente, em hibernação todas as aplicações que não forem utilizadas, durante um longo período de tempo, evitando assim que as apps consumam, de forma desnecessária, a autonomia da bateria.

Outros dois novos recursos surgem na forma de um botão para tradução de textos no ecrã do terminal e que está disponível no menu multitarefa, assim como a funcionalidade Files Go. Esta última permite que o utilizador exclua arquivos, em segurança, sendo que pode restaurar esses mesmos arquivos até 30 dias após a sua exclusão.

Android 12 Go Edition oferece mais opções de privacidade aos utilizadores

Android 12 Go Edition

Mas a versão mais leve do sistema operativo móvel Google não se limita a trazer novidades no desempenho, disponibilizando agora um conjunto de opções que conferem mais privacidade aos utilizadores.

A partir de agora, o sistema permite que o utilizador veja todas as permissões às quais as aplicações instaladas têm acesso e que as desative, sempre que for necessário. Melhor: o Android 12 Go Edition também rastreia se a câmara e/ou microfone do terminal estão ativos, assinalando essa atividade nos novos indicadores de privacidade, presentes na barra de status.

Por outro lado, o Android 12 Go Edition também vai passar a limitar o acesso das aplicações à localização exata do utilizador, mostrando apenas um ponto geográfico aproximado. Agora vai ser também possível permitir que outra pessoa use o smartphone do utilizador; basta ativar uma conta temporária de convidado no ecrã de bloqueio do terminal.

As novas funcionalidades da versão leve do Android 12 parecem muito úteis e interessantes, no entanto, a Google não revelou quando é que a nova versão do sistema operativo vai efetivamente chegar aos utilizadores e quais serão os primeiros dispositivos a recebê-lo. Limitou-se apenas a confirmar de que o Android 12 Go Edition vai aparecer no início de 2022.

Android 12 Go Edition

Primeira versão beta do Android 12L para terminais dobráveis já disponível

Recentemente, a Google também anunciou que ja disponibilizou a primeira versão beta do seu sistema operativo para smartphones e tablets dobráveis, o Android 12L. Ainda que est aversão esteja completamente direcionada para os produtores de conteúdos, é possível vislumbrar algumas das especificações que podemos esperar ver.

Nesse sentido, o Android 12L conta com um layout de interface de duas colunas para que os utilizadores possam correr, em simultâneo, duas aplicações distintas.

Por outro lado, a Google está também a trabalhar na funcionalidade de multitarefa. Para já, por esta amostra percebemos que a empresa quer que as aplicações possam ser arrastadas para o modo ecrã dividido, diretamente a partir da barra de tarefas.

Esta última, por sua vez, também pode ser utilizada para alternar, de uma forma simples e muito rápida, entre as várias aplicações instaladas. Aguardamos agora mais novidades sobre o novo sistema operativo Google para os, cada vez mais bem-sucedidos, equipamentos dobráveis.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.