Android 12: conhece o novo design que a Google não queria que visses

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A primeira versão de testes do Android 12 chegou ontem e muitos estavam ansiosos para conhecer o seu novo design. Porém, a frustração instaurou-se quando estes se deparam com linhas estéticas semelhantes às do seu antecessor.

Graças ao pessoal do XDA Developers ficamos agora a saber que o Android 12 traz realmente uma nova interface. Embora a Google se tenha esforçado para a esconder, a equipa deste fórum não perdeu tempo a partilhar com o mundo as suas descobertas.

Google escondeu o novo design no Android 12

Tal como aponta a fonte, o novo design encontra-se escondido no seio do Android 12. Só depois de se ter debruçado sobre o código fonte do sistema operativo é que a equipa do XDA Developers conseguiu habilitar a renovada estética do sistema operativo.

As imagens partilhadas mostram-nos um design coincidente com aquele que vimos mesmo antes da libertação da primeira versão de testes do Android 12. Verificam-se mudanças significativas na barra de notificações, bem como no ecrã do bloqueio do equipamento.

Começando pelo último, o Android 12 traz uma nova disposição de informações, com uma predominância do relógio quando não tiveres notificações por ler. Quando estas chegarem ao smartphone, o relógio encolher-se-á para a lateral direita de modo a dar maior destaque às notificações.

Já no always on display, vemos também mudanças na disposição de informações. O relógio transita para a direita - tal como no cenário anterior - e à esquerda encontrarás o widget do tempo e data.

Barra de notificações alvo de uma profunda modificação

Tal como vimos anteriormente, a barra de notificações apresenta as principais novidades estéticas do Android 12. Estas informações são agora destacadas em cartões que, nestas imagens, se revelam mais opacos do que nas primeiras.

A barra de definições rápidas está agora mais presente no ecrã do smartphone. Para isso contribui uma barra de maiores dimensões para o ajuste da luminosidade do ecrã.

Os ícones de acesso rápido ocupam agora uma maior porção do ecrã, uma vez que estão agora dispostos numa grelha de 3 x 3. Ainda não se sabe se esta grelha poderá ser alvo de modificações.

Resta saber se estas mudanças chegarão à versão final e estável do Android 12. O facto de a Google as ter escondido nesta versão para programadores indicia que as alterações ainda não estão totalmente definidas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google lança versão de testes do Android 12. Conhece as novidades
  • 5 grandes novidades do Android 12 Snow Cone da Google
  • Android 12 poderá chegar com a funcionalidade perfeita para smartphones grandes
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.