Uma falha de segurança descoberta no kernel Linux 5.8 coloca em risco alguns smartphones que executam Androd 12, onde se inclui o Samsung Galaxy S22.
Mas ao que tudo indica, a vulnerabilidade agora descoberta ainda não terá sido explorada por hackers com intenções de piratear os dispositivos. Contamos-te tudo de seguida.
Falha de segurança permite que um hacker assuma o controlo dos equipamento Android
Há apenas alguns dias, um programador descobriu uma falha de segurança no kernel Linux 5.8, à qual chamou "Dirty Pipe". Esta descoberta torna-se relevante se tivermos em conta que torna vulneráveis alguns smartphones que executam o mais recente sistema operativo da Google, Android 12.
De acordo com informações divulgadas, esta falha de segurança permite que uma app maliciosa veja todos os arquivos de uma smartphone, sem o consentimento do seu utilizador.
Mas mais preocupante é que esta vulnerabilidade pode permitir que um código seja executado num smartphone ou tablet, dando o controlo do equipamento a um hacker.
Entretanto, o site Ars Technica aprofundou um pouco mais esta questão e descobriu que esta falha de segurança está limitada a apenas alguns modelos de smartphones. São eles: Samsung Galaxy S22, Samsung Galaxy S21 FE, Google Pixel 6, Google Pixel 6 Pro, OPPO Find X5 e Realme 9 Pro+.
Segundo mesmo site, a falha não afeta a maior parte dos equipamentos Android por estes contarem com uma versão mais antiga do kernel Linux e não a versão 5.8 em questão.
Como verificar se o smartphone tem a versão 5.8 do kernel Linux
Mas nem tudo são más notícias. Pelo que foi averiguado até agora esta vulnerabilidade não foi explorada, de forma maliciosa, além de que está limitada a um universo de apenas alguns equipamentos, tal como já referimos.
Se quiseres verificar qual a versão kernel Linux do teu smartphone, podes fazê-lo da seguinte forma:
- 1. Navega até ao menu Configurações
- 2. Seleciona Sobre o telefone
- 3. Escolhe Versão do Android ou dentro desta opção procura por versão do kernel
Entretanto, alertada pelos utilizadores a Google terá já um patch de segurança. Contudo, este patch não foi ainda disponibilizado para os utilizadores, algo que poderá acontecer muito em breve.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung pode ter a caminho uma surpresa radical com suporte 5G
- Samsung pronuncia-se quanto à limitação do desempenho em smartphones Galaxy
- Xiaomi 12 e Xiaomi 12 Pro: este é o design oficial das versões globais