Android 11 vai deixar utilizadores frustrados na hora de utilizar a câmara do smartphone

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Ao longo dos últimos tempos, a grande maioria das fabricantes apresentou grandes evoluções não só na qualidade das câmaras dos seus smartphones, mas também no que a sua aplicação nativa tem para oferecer. Ainda assim, muitos utilizadores acabam por dar preferência à utilização de aplicações desenvolvidas por terceiros.

Uma das mais populares é sem dúvida a GCam, que ao longo dos anos foi adaptada para dezenas de smartphones de diversas marcas. Agora, de acordo com informações avançadas pelo Android Police, a Google confirmou que no Android 11 a utilização da câmara será bastante diferente. Em muitas situações, os utilizadores serão obrigados a utilizar a câmara nativa do seu smartphone.

Na explicação dada pela Google, esta implementação surge com o objetivo único de garantir a segurança e privacidade dos seus utilizadores.

Como vai funcionar esta nova funcionalidade do Android 11 na prática

Ainda que alguns utilizadores possam ficar frustrados com esta decisão da Google, não parece existir motivo para tal. Basicamente, sempre que uma aplicação necessitar de utilizar as câmaras do smartphone, serás obrigado a utilizar a aplicação que chega pré-instalada. No entanto, é importante salientar que na maioria das situações, é possível tirar foto com a tua App favorita e utilizar depois as imagens através da galeria.

Um exemplo perfeito que justifica esta medida de segurança

Hoje em dia, é cada vez mais vulgar que os utilizadores acessem as suas várias contas bancárias (seja de bancos tradicionais ou bancos online), sendo necessário realizar login com os seus dados pessoais. No entanto, existe muitas vezes uma medida de segurança que pede ao utilizar para tirar uma selfie com o seu documento de identificação, ou simplesmente tirar uma foto a determinado documento.

Este tipo de pedido tornou-se cada vez mais vulgar em toda e qualquer aplicação que utilize o método KYC para confirmar a identidade dos seus utilizadores.

Caso o utilizador opte por escolher uma aplicação desenvolvida por terceiros, existe uma grande possibilidade dessa aplicação não ser segura e acabar por colocar todas as suas informações em risco.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Maps vai ficar ainda mais detalhado com a nova atualização
  • Google Chrome vai destacar-se da concorrência com simples, mas importante adição
  • Google prepara-se para encerrar uma das mais populares Apps!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.