Android 11 trará função fantástica para quem usa heaphones sem fios

Carlos Oliveira
Comentar

Embora ainda estejamos distantes da apresentação da próxima versão do Android, já se começa a falar no que ela poderá trazer. Graças ao fórum XDA Developers, ficamos a saber que o Android 11 poderá mudar o seu comportamento face às ligações Bluetooth quando ativas o Modo de avião.

A Google está a desenvolver um método para que o Android seja capaz de reconhecer se alguma ligação Bluetooth está ativa quando acionado o Modo de avião. Se esse for o caso, o sistema operativo deixará ativa essa forma de comunicação.

A fonte refere o perfil "A2DP", que é normalmente utilizado por headphones ou earphones Bluetooth. Desse modo, fica por perceber se esta nova funcionalidade se aplicará apenas a esses gadgets ou se funcionará também com smartwatches e semelhantes.

Sony headphones

Modo de avião finalmente deixará de desligar os teus headphones Bluetooth

Quando ativamos o Modo de avião no nosso smartphone, todas as ligações são interrompidas. Aqui aplica-se a ligação à rede de telecomunicações, Wi-Fi e Bluetooth.

Este comportamento do Android pode tornar-se irritante para quem ouve musica nos seus headphones sem fios quando viaja de avião. Como estão as coisas hoje, a reprodução da música é interrompida com a ativação do Modo de avião. Isso implica que tenhas de ativar novamente o Bluetooth e, consequentemente, esperar pela nova conexão.

Caso a Google implemente esta nova funcionalidade no Android 11, esse cenário deixará de se verificar. O sistema operativo perceberá que tens os teus headphones ou earphones ligados e mantém-nos ligados como se nada tivesse acontecido.

Esta funcionalidade já se encontra implementada no iOS há bastante tempo. O sistema operativo da Apple consegue mesmo memorizar se queres que o Bluetooth fique ligado quando ativado o Modo de avião, independentemente de estares ou não a ouvir música.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.