Android 11: nova funcionalidade fará com que nunca percas uma notificação

Carlos Oliveira
Comentar

A segunda versão de testes do Android 11 já está disponível e mais novidades acerca desta versão do sistema operativo começam a surgir. Desta feita, a Google decidiu disponibilizar a todos um histórico de notificações.

Esta novidade poderá ser acedida na parte inferior da barra de notificações. As "Definições de notificações" serão substituídas por "Histórico" que, como o nome indica, será o local onde poderás ver todas as tuas notificações.

Histórico de notificações mostrará tudo o que recebeste durante o dia

Alguma vez enganaste-te e dispensaste uma notificação por engano? Esse cenário poderá ser frustrante em alguns casos ou gerar algumas dores de cabeça para informações importantes.

Com o histórico de notificações agora introduzido, isso deixará de ser um problema. Mesmo as notificações que tenhas dispensado serão mostradas com esta opção.

Histórico de notificações
Créditos: 9to5 Google

Aqui poderás ver todas as notificações que recebeste durante o dia, independentemente de há quanto tempo ela chegou. Aquelas que dispensaste em último lugar serão as primeiras a aparecer neste aglomerado.

A parte menos positiva desta funcionalidade é que apenas será mostrada a notificação e a que horas ela foi recebida. Ou seja, o histórico não servirá como um atalho para a aplicação em causa.

Este é um ponto que a Google deve ter em consideração para futuras versões do Android. Certamente não será difícil adicionar um atalho à notificação e é algo que seria muito apreciado por parte dos utilizadores.

Funcionalidade será uma opção

Se este histórico é algo que não consideras essencial, não há problema. Com um simples clique poderás desativar esta opção no teu smartphone. Nesse caso, todas as notificações que tenhas recebido serão apagadas da memória do equipamento.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.