Android 11: já sabemos quando chegará o novo sistema da Google! Eis o que esperar!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Google revelou que a sua conferência anual, Google I/O, acontecerá entre os dias 12 a 14 de maio. Isto significa que é nestas datas que teremos de forma oficial o novo Android 11.

Espera-se, contudo, que antes da conferência a Google liberte a versão Beta para os desenvolvedores. Normalmente, isto acontece um umas semanas a um mês antes da Google I/O.

O que esperar do Android 11

Ainda não há muitas informações sobre as novas funcionalidades do Android 11. Porém, sabemos que a Google não tencionará mudar drasticamente o design dos sistema operativo. Caso contrário já tínhamos algumas imagens dessa transformação.

Assim sendo, acredita-se que o Android 11 possa vir a ter melhorias a nível de funcionalidades e características. Tal como o Android 10 nos deu no ano passado.

  • Pequenas mudanças de User Interface (design)
  • Melhoria de segurança
  • Sistema de partilha de ficheiros (idêntico ao AirDrop)
  • Melhoria do Dark Mode
  • Bolhas para notificações de Apps (como o Facebook Messenger)
  • Gravação de ecrã nativo

A segurança será certamente mais um ponto fulcral. A Google continua sem conseguir resolver problemas na Google Play Store de Apps que contam com malwares, spywares ou Adwares. Espera-se ansiosamente que Sundar Pichai, CEO da Google, revele algum tipo de estratégia para apaziguar a situação.

Quando chegará o Android 11 ao teu smartphone

Aqui é que as coisas podem ficar complicadas. Passo a explicar. Pouco antes de maio (ou até na conferência da Google I/O) os desenvolvedores e o público terá a possibilidade de testar o Android 11 em formato Beta.

A versão "normal", se seguir o padrão dos anos anteriores, deverá chegar no terceiro trimestre aos smartphones Google. Ainda assim, há fabricantes que zelam seriamente para a atualização rápida dos seus dispositivos.

Assim sendo, podemos esperar que marcas como a Nokia, OnePlus e alguns smartphones da Xiaomi serão dos primeiros a receber a atualização. A maior parte deles ainda em 2020.

Já a Xiaomi, visto que tem mais smartphones no mercado, só alguns deles é que terão esse benefício. Normalmente os topo de gama e os intermediários com mais sucesso ao longo do ano.

Em suma, todas estas informações são baseadas no histórico da Google e das fabricantes com as atualizações do sistema operativo Android. Não me parece que o Android 11 venha a ter muitas diferenças na sua calendarização.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Pocophone X2 já tem data de lançamento oficial! Mais cedo do que pensávamos
  • "Saliências no ecrã são normais" diz a Motorola sobre o dobrável Razr
  • Redmi prepara-se para apresentar a rival da popular Xiaomi Mi Band
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.