A Google revelou que a sua conferência anual, Google I/O, acontecerá entre os dias 12 a 14 de maio. Isto significa que é nestas datas que teremos de forma oficial o novo Android 11.
Espera-se, contudo, que antes da conferência a Google liberte a versão Beta para os desenvolvedores. Normalmente, isto acontece um umas semanas a um mês antes da Google I/O.
O que esperar do Android 11
Ainda não há muitas informações sobre as novas funcionalidades do Android 11. Porém, sabemos que a Google não tencionará mudar drasticamente o design dos sistema operativo. Caso contrário já tínhamos algumas imagens dessa transformação.
Assim sendo, acredita-se que o Android 11 possa vir a ter melhorias a nível de funcionalidades e características. Tal como o Android 10 nos deu no ano passado.
- Pequenas mudanças de User Interface (design)
- Melhoria de segurança
- Sistema de partilha de ficheiros (idêntico ao AirDrop)
- Melhoria do Dark Mode
- Bolhas para notificações de Apps (como o Facebook Messenger)
- Gravação de ecrã nativo
A segurança será certamente mais um ponto fulcral. A Google continua sem conseguir resolver problemas na Google Play Store de Apps que contam com malwares, spywares ou Adwares. Espera-se ansiosamente que Sundar Pichai, CEO da Google, revele algum tipo de estratégia para apaziguar a situação.
Quando chegará o Android 11 ao teu smartphone
Aqui é que as coisas podem ficar complicadas. Passo a explicar. Pouco antes de maio (ou até na conferência da Google I/O) os desenvolvedores e o público terá a possibilidade de testar o Android 11 em formato Beta.
A versão "normal", se seguir o padrão dos anos anteriores, deverá chegar no terceiro trimestre aos smartphones Google. Ainda assim, há fabricantes que zelam seriamente para a atualização rápida dos seus dispositivos.
Assim sendo, podemos esperar que marcas como a Nokia, OnePlus e alguns smartphones da Xiaomi serão dos primeiros a receber a atualização. A maior parte deles ainda em 2020.
Já a Xiaomi, visto que tem mais smartphones no mercado, só alguns deles é que terão esse benefício. Normalmente os topo de gama e os intermediários com mais sucesso ao longo do ano.
Em suma, todas estas informações são baseadas no histórico da Google e das fabricantes com as atualizações do sistema operativo Android. Não me parece que o Android 11 venha a ter muitas diferenças na sua calendarização.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi Pocophone X2 já tem data de lançamento oficial! Mais cedo do que pensávamos
- "Saliências no ecrã são normais" diz a Motorola sobre o dobrável Razr
- Redmi prepara-se para apresentar a rival da popular Xiaomi Mi Band