Android 11 é a versão com maior taxa de adoção de sempre

Carlos Oliveira
Comentar

O Android foi sempre assolado pela sua fragmentação, em muito devido à relutância das marcas na atualização dos seus dispositivos. Com o Android 11, a Google parece ter conseguido inverter esse cenário.

De acordo com os últimos dados da agência StatCounter, o Android 11 está no bom caminho. A manter-se o ritmo registado até ao dia da escrita deste artigo, esta versão deterá a maior taxa de atualização de sempre.

Android 11 já duplicou a taxa de adoção registada pelo seu antecessor

Importa notar que os dados que sustentam esta afirmação são referentes ao mercado norte-americano. Estatísticas bastante animadores para os fãs e utilizadores do sistema operativo da Google.

Android 11

Assim sendo, o Android 11 contabiliza já mais de 20% de todos os smartphones Android ativos nos Estados Unidos. Comparativamente, o Android 10 detinha uma abrangência de mercado de apenas 8,2% passados 10 meses do seu lançamento.

Isto significa que o Android 11 está a trilhar o caminho para rapidamente superar a posição dominante da versão que o antecedeu. O Android 10 é atualmente a versão mais usada em todo o mundo, estando instalada em 41% de todos os dispositivos Android ativos mundialmente.

Na Europa os dados são menos arrebatadores

Apesar da excelente tendência demonstrada no mercado norte-americano, deste lado do Atlântico as coisas estão um pouco menos animadoras. A StatCounter nota que os números de adoção são menos significantes até agora.

Até fevereiro de 2021, a fonte regista que apenas 6,9% dos dispositivos Android na Europa corriam a 11ª versão do sistema operativo da Google. Números bem menos impressionantes que os acima referidos.

Portugal não está muito distante da média europeia na adoção do Android 11. O nosso mercado registava, também até fevereiro deste ano, uma adoção desta versão de 5,36%.

Apesar da tendência positiva, o Android está longe de igualar a taxa de adoção do seu principal concorrente. Os últimos dados revelados pela Apple mostram que o iOS 14 corre já em 80% dos dispositivos compatíveis.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.