Android 11 dirá adeus aos limites! Gravar vídeos em 4K e 8K será mais fácil!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Em 2014, a Google decidiu implementar um limite de 4GB como dimensão máxima para qualquer vídeo gravado com um smartphone Android. Desde então, essa limitação deixou de fazer qualquer sentido, pois os smartphones têm muito mais armazenamento disponível e as suas câmaras facilmente gravam vídeos em resolução 2K e 4K.

Com as novas capacidades dos smartphones Android, é razoavelmente fácil conseguir alcançar o limite imposto pela Google. No entanto, em vez da sua remoção, implementaram um pequeno "remendo". Os smartphones conseguem continuar a gravar vídeos mesmo que o limite seja alcançado. No entanto, é criado um ficheiro novo sempre que é atingida a marca dos 4GB.

Android 11 vai finalmente eliminar o limite de 4GB na gravação de vídeos

De acordo com novas linhas de código adicionadas ao Android 11 AOSP, a limitação do tamanho de ficheiros a 4GB irá ser eliminada. Basicamente, a Google está a planear passar de uma limitação de ficheiro de 32-bit para 53-bit, permitindo a criação de ficheiros de tamanho ilimitado.

Esta é uma alteração que será recebida de braços abertos pelos utilizadores, especialmente criadores de conteúdo que têm de gastar tempo precioso a "colar" ficheiros sempre que gravam vídeos com os seus smartphones.

No entanto, ainda que as novas alterações permitam a criação de ficheiros "gigantes", é provável que a Google venha a implementar um novo limite. Após a realização de várias testes, deverão tentar estimar um limite aceitável para ficheiros de vídeo gravados com resoluções 4K e 8K.

Com o lançamento dos primeiros smartphones equipados com o processador Qualcomm Snapdragon 865 já no início de 2020, vamos ver smartphones conseguirem gravar vídeo com resolução 8K com grande facilidade. Por isso, será extremamente fácil conseguir atingir o atual limite.

Seria interessante ver a Google implementar um novo método numa próxima atualização do Android 10, mas isso parece muito pouco provável.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Drive atinge marca histórica na Play Store
  • Xiaomi Mi 10 chegará com carregamento rápido de 66W
  • Huawei Nova poderá marcar a sua independência com lançamento dos earphones "NovaBuds"
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.