Android 11: confirmada a resposta da Google ao popular AirDrop da Apple!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Desde o ano passado que circulam vários rumores que apontam para o lançamento de uma funcionalidade por parte da Google, muito semelhante ao Apple AirDrop. Esta funcionalidade, com o nome Fast Share, irá permitir a partilha de ficheiros rápida entre dispositivos que se encontrem próximos.

No entanto, até agora todas as informações não passavam de rumores e especulações. Pela primeira vez, foram encontradas referências ao Fast Share na nova Developer Preview 2 do Android 11, confirmando que a funcionalidade chegará com a nova versão do sistema operativo.

Fast Share é uma das funcionalidades mais desejadas no Android

Há algum tempo o sistema operativo da Google oferecia a funcionalidade Android Beam, mas apresentava muitas limitações e não era propriamente prática, visto que utilizava a tecnologia NFC.

Especialmente com a grande popularidade do AirDrop da Apple, os utilizadores de smartphones Android já há muito que desejam ter à disposição uma funcionalidade semelhante. Relembro que algumas fabricantes chinesas já lançaram um serviço semelhante, mas que não ficará disponível para todos os smartphones Android.

Ainda que não tenham sido revelados detalhes sobre a forma que irá funcionar, ficou confirmado que o Fast Share será implementado no Android 11. Num dos relatórios de bugs é possível ver a referência à nova funcionalidade, revelando que atualmente está a apresentar erros de receção de ficheiros, mesmo quando a transferência é bem sucedida.

Nova funcionalidade poderá não ser exclusiva do Android 11

Ainda não surgiram informações que confirmem oficialmente, mas vários rumores indicam que esta nova implementação poderá não ser exclusiva do Android 11. Ou seja, pouco tempo depois de ser lançada oficialmente, poderá vir a chegar também a versões mais antigas do Android através de uma atualização.

Esta possível estratégia por parte da Google faz todo o sentido, conseguindo assim maximizar o alcance do Fast Share, ganhando de imediato milhões de utilizadores ativos.

Relembro que esta funcionalidade utiliza ligação Bluetooth para iniciar o processo de ligação entre dispositivos, realizando depois a transferência de ficheiros através de Wi-Fi.

Editores 4gnews recomendam:

  • COVID-19: site informativo desenvolvido pela Google já está online!
  • Google I/O 2020 é totalmente cancelada! Evento em regime online não irá acontecer
  • Android Auto e Apple CarPlay são mais perigosos que mandar mensagens, afirma estudo
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.