Primeiro os táxis, depois os Ubers, agora os robotaxis. É caso para nos questionarmos onde é que isto vai parar. A resposta é incerta, no entanto uma coisa sabemos: estes táxis autónomos já funcionam a todo o gás nos Estados Unidos.
Em São Francisco, o robotáxi da Waymo está ao alcance de todos
De acordo com a CNBC, os robotáxis da Waymo já estão ao dispor de todos os utilizadores em São Francisco, na Califórnia. O mais curioso de tudo é que as pessoas parecem não ter medo deste avanço tecnológico.
Tanto assim é que a própria Waymo deu conta que 300 mil pessoas já se registaram nos serviços da Waymo One. Recorde-se que o período de testes começou em agosto passado, sendo que os serviços agora estão a crescer cada vez mais.
“Estamos comprometidos em aumentar o nosso serviço de forma gradual e responsável” - referiu a própria marca. Nesse sentido, a Waymo acrescenta que o trabalho tem sido feito em comunhão com as autoridades, de forma a garantir a máxima segurança.
Por isso mesmo, a empresa reforça que o objetivo é providenciar “acesso a transporte confiável, seguro e ecologicamente correto e que tenha um impacto positivo na mobilidade”.
Condução autónoma da Waymo já acontece em Phoenix desde 2020
Na cidade de Phoenix, no Arizona, esta realidade já se faz sentir há algum tempo. Mais concretamente, desde 2020, os veículos sem condutor já andam na estrada há algum tempo. Operam, inclusive, de forma limitada, em Los Angeles e Austin.
Quanto a este crescimento dos robotáxis, importa destacar que este não tem sido linear. Prova disso mesmo é o facto de terem sido registados alguns acidentes e colisões nos últimos meses que deram que falar.
Por esse motivo, a empresa de carros autónomos Cruise deixou de realizar este tipo de trabalho. Tal aconteceu por causa de investigações acerca do veículos que questionaram a segurança destes robotáxis.
Já a Waymo, por sua vez, parece que tem passado pelos “pingos da chuva”. Não têm sido relatados grandes problemas com automóveis da Waymo, que tem sempre mostrado grande preocupação em articular-se com as autoridades locais.
Como refere a mesma fonte, a empresa já percorreu mais de 32 milhões de quilómetros, o que equivale a cerca de duas milhões de viagens pagas. É expectável que os valores vão aumentando significativamente com o maior alcance dos serviços da marca.