À medida que nos aproximamos do lançamento da série iPhone 16 da Apple, neste outono, não é surpreendente ver especialistas da indústria e informantes de todo o mundo discutirem as características e funcionalidades desses dispositivos como se já estivessem confirmadas.
No entanto, Ming-Chi Kuo, um famoso e confiável insider da indústria já confirmou, num post da rede social Medium, que as quatro diferentes famílias de iPhones não anunciados vão oferecer muito em termos de melhorias nas câmeras.
Os próximos iPhones vão elevar o nível das suas câmaras
Se for fã de especificações de câmara ultra-avançadas, mas não for grande fã dos maiores telefones do mercado, provavelmente vai adorar o "compacto" iPhone 16 Pro deste ano.
Segundo Kuo, a Apple deve colocar a avançada lente tetraprisma do iPhone 15 Pro Max tanto na versão regular como na versão Pro do iPhone 16.
Uma lente tetraprisma não é muito diferente de uma câmara periscópica, algo relativamente comum em dispositivos Android topo de gama há vários anos.
Numa decisão característica da Apple, a tecnologia foi introduzida alguns anos mais tarde na família iPhone em comparação com a concorrência, renomeada para soar mais atraente e sofisticada.
Com esta inovação, o iPhone 15 Pro Max consegue tirar fotos perfeitamente estáveis e nítidas com até 5x de zoom óptico.
Em contraste, o iPhone 15 Pro, que não possui o tetraprisma, suporta apenas 3x de zoom óptico.
No entanto, a próxima geração, 16 Pro, deve saltar também para 5x e partilhar um sensor telefoto periscópico de 12MP com o iPhone 16 Pro Max.
O iPhone 17 Pro Max do próximo ano poderá então dar um salto massivo para uma câmara secundária de 48 megapíxeis, com "qualidade de foto e funcionalidade de zoom aprimoradas."
Alguns dos detalhes desse modelo ainda são desconhecidos, e o mesmo vale para o sensor telefoto do iPhone 17 Pro, que pode tanto permanecer nos atuais 12 megapíxeis como também subir para 48MP.