O tráfego de dados em Portugal atingiu um novo máximo na semana em que entrou em vigor o recolhimento domiciliário. Os dados são agora avançados pela Autoridade Nacional de Comunicações, a ANACOM e refletem as necessidades dos portugueses.
Perante o avanço e normalização do teletrabalho, com reuniões e aulas online a ocuparem o quotidiano, a transformação digital efetiva-se em Portugal. Com a população confinada, o tráfego de dados móveis bateu novos recordes em Portugal.
ANACOM aponta aumento significativo no tráfego de dados móveis em Portugal
Segundo os dados avançados pela ANACOM, o tráfego de dados aumentou 9% durante a semana que findou a 24 de janeiro, aqui em comparação com a semana prévia. Tal como este entidade aponta, atingiu-se um novo máximo desde o início da pandemia.
Acima podemos ver a evolução semanal do tráfego de dados fixos e móveis desde janeiro de 2020. A unidade é o TB (eixo da esquerda), por milhões de minutos (eixo da direita).
Comparativamente com o período anterior à pandemia, o tráfego de dados está agora 87% acima do valor então registado. Por outras palavras, em contexto de pandemia, os portugueses quase duplicaram o tráfego de dados perante a nova realidade.
Trata-se de um aumento notório que, em janeiro de 2021, está 12% acima do verificado na segunda semana da pandemia - entre 16 a 22 de março de 2020. A semana em que começou o Estado de Emergência, de acordo com os dados da ANACOM.
O tráfego de voz aumentou 32% face ao período pré-pandémico
Em seguida podemos ver a evolução no tráfego de voz desde o início das medidas de contenção face à pandemia COVID-19 em Portugal.
Nesse mesmo período também o tráfego de voz (chamadas telefónicas) aumentaram 7% face à semana anterior. Já se tivermos em consideração o período pré-pandémico, aponta-se um aumento de 32% no tráfego de voz.
Há, portanto, um aumento significativo e sustentado do volume de chamadas feitas em Portugal através da rede fixa e móvel, mostrando que os portugueses se mantiveram em contacto através das chamadas telefónicas.
O tráfego de dados fixos foi o que mais cresceu em Portugal
A ANACOM aponta ainda que "desde a entrada em vigor das medidas excecionais e extraordinários associadas à COVID19, tem sido o tráfego de dados fixos que mais tem crescido", nota o regulador.
"Estima-se que durante o Estado de Emergência, iniciado em 19.03.2020, o tráfego de dados fixos tenha crescido cerca de 49% acima da tendência de crescimento do período pré-COVID19. Após esse período, o crescimento atribuível às medidas excecionais e extraordinárias variou entre 31% e 36%." acrescenta a ANACOM.
A pontilhado temos as estimativas da ANACOM para os valores de tráfego em dados fixos e em dados móveis. A linha preenchida ilustra os dados efetivamente registados pelo regulador, com um nível de confiança de 95% segundo aponta a própria.
Apura-se também a dominância do tráfego de dados fixos - o acesso à Internet através do computador de casa, por exemplo - face ao tráfego de dados móveis - no acesso à Internet a partir do plano de dados do smartphone.
O tráfego de dados fixos aumentou 93% face período pré-COVID19
Métricas | Período pré-COVID | 2.ª semana da pandemia COVID--19 |
---|---|---|
Total de tráfego de voz | 32% | -8% |
Serviço telefónico em local fixo (minutos) | 31% | -19% |
Serviço telefónico móvel (minutos) | 32% | -7% |
Total de tráfego de dados | 87% | 12% |
Internet fixa (em GB) | 93% | 12% |
Dados móveis (em GB) | 7% | 4% |
Acessos | ||
Acessos em local fixo | 2,2% | 2,0% |
(dos quais) de clientes residenciais | 2,3% | 2,1% |
Acessos móveis com utilização efetiva | 0,7% | 1,8% |
(dos quais) afetos a planos pós-pagos e híbridos | 3,1% | 3,4% |
(dos quais) de clientes residenciais | 3,6% | 4,0% |
Fonte: ANACOM
O tráfego de dados fixos representa 96% do total de tráfego de dados. É este o tipo de comunicações que registou um maior diferencial face ao cenário pré-COVID com um aumento de 93% face à semana anterior à declaração da pandemia.
Foi também o tráfego de voz móvel - as chamadas efetuadas a partir de dispositivos móveis como smartphones - a tipologia que representa 89% de todo o tráfego de voz. Também este tipo de comunicações registou um aumento de 32% face ao período pré-pandémico e com aumentos graduais desde então.
Apesar de menos expressivo, também o tráfego de voz fixa - chamadas fixas - aumentaram 31% face ao mês antes da pandemia, ficando 19% abaixo do registado na segunda semana de pandemia COVID-19.
Por fim, a ANACOM aponta que o número de acessos em local fixo aumentou 2,2% e que o número de acessos móveis aumentou 0,7%. De igual modo, houve um aumento de 3,1% nos planos móveis pós-pagos, ao passo que os pós-pagos residenciais aumentaram 3,6%.
Em síntese, as comunicações em Portugal aumentaram significativamente em todas as suas modalidade. Uma nova realidade que trouxe redobradas responsabilidades e desafios para as principais operadoras como a MEO (Altice), NOS, Vodafone e NOWO.
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