AMD Ryzen 9 3950X: processador de 16 núcleos já tem data de venda

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A AMD prepara-se para começar as vendas de um processador que promete fazer furor no mercado de consumo. O Ryzen 9 3950X deve iniciar as suas vendas já no próximo dia 30 de setembro.

Aquando do anúncio deste processador, a AMD garantiu que este chegaria ao mercado em setembro. Ainda sem data oficial, a listagem na loja alemã Digitec aponta o início das vendas para a data supra-mencionada.

É bom realçar que o processador aparece nesta listagem com um preço de 999 euros. Isto equivale a 1099 dólares, pelo que devemos estar a falar de um preço apenas colocado para a loja se posicionar nas pesquisas pelo processador.

Processador foi anunciado com um preço de 749 dólares

De recordar que a AMD anunciou este processador com um preço de 749 dólares, bem abaixo destes valores. Será de esperar que no final das contas, o preço de chegada ao mercado seja bem mais atrativo do que o visto nesta listagem.

Em termos de especificações/preço anunciado é um processador que mete respeito. Apresenta-se com uma frequência base de 3.5GHz, e um turbo de 4.7GHz (o mais alto desta série da AMD).

Este conta com 72MB de cache total, e ainda um TDP de 105W. Devemos ter em atenção que o TDP tem em conta a frequência base, pelo que será mais alto quando for usado o boost ou for feito um overclock por parte dos utilizadores.

Com 16 núcleos e 32 threads, o Ryzen 9 3950X vai ser o melhor processador “mainstream” já criado. Se queres um processador gaming de grande qualidade, esta pode ser a solução que procuras.

Editores 4gnews recomendam:

  • Asus Radeon 5700: novas placas gráficas já estão à venda em Portugal
  • AMD ultrapassa Nvidia no mercado de gráficas pela primeira vez desde 2014
  • Intel promete ser mais competitiva após perder terreno para a AMD
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.