Processador AMD Ryzen de entrada derrota topo de gama da Intel em performance

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O processador Ryzen 5 3600 foi anunciado como o novo CPU de entrada da fabricante. Antes de chegar ao mercado, a 7 de julho, foi revelada a sua performance no CPUBenchmark.net, onde aparece à frente de qualquer outro processador da Intel na tabela de single-thread.

O novo processador da AMD vai chegar ao mercado por 199 dólares, mas em single-thread está à frente de modelos como o i9-9900K da Intel que atinge 5GHz. Isto é especialmente surpreendente quando o modelo da Intel é vendido por 489 dólares, e é o processador com maior clock da Intel no mercado.

A verdade é que mesmo em performance multi-thread, o processador da AMD não fica na atrás do modelo da Intel. Ainda por cima estamos a falar de um processador de 6 núcleos e 12 threads, contra um de 8 núcleos e 16 threads.

Embora estejamos perante resultados que parecem bastante prometedores, esta performance é baseada em apenas três testes ao processador. Além disso, não é especificado se estes foram ou não feitos em overclocking.

O mesmo benchmark tem uma lista de performance dos processadores com overclock. Nessa lista o Ryzen 5 3600 não aparece sequer entre os eleitos, pelo que nos deixa a ideia de que o clock usado nestes testes é o de origem (3.6GHz de base e 4.2GHz em Boost).

Neste momento ainda não há maneira de saber o que significarão estes resultados na prática, embora nos deixem curiosos pela sua real performance. O dia 7 de julho está já aí à porta, e a partir daí saberemos como se porta este processador na uso real.

Editores 4gnews recomendam:

  • Processador AMD Ryzen de 16 núcleos derrota Intel Core i9-9980XE em benchmark
  • AMD vai lançar processador Threadripper de 64 núcleos ainda em 2019
  • AMD anuncia o Ryzen 9 3900X: desempenho de um Intel Core i9 por metade do preço
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.