AMD Ryzen 3000: leak revela performance do processador de 16 núcleos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Os novos processadores da AMD serão apresentados já no próximo dia 27 de maio. É na Computex 2019 que a empresa vai revelar os novos Ryzen 3000, que tiveram detalhes revelados num novo leak. O grande atrativo está nos processadores de 16 e 12 núcleos, que prometem ser verdadeiros "monstros".

O leak é avançado pelo canal de youtube especializado AdoredTV. Este revela um processador de 16 núcleos, que passou pelo Cinebench R15 (benchmark) com velocidades de 4.2GHz. A outra revelação é um modelo com 12 núcleos, capaz de atingir os 5.0GHz em boost.

Segundo estas informações a versão de 16 núcleos tem uma velocidade de clock base de 3.2GHz, chegando aos 4.2GHz no denominado overclock. Se este leak se comprovar verdadeiro, este processador atingiu 4278 pontos no Cinebench R15.

Novo processador da AMD mostra-se mais poderoso que o concorrente da Intel

Para se ter uma noção comparativa, o Intel Core i9 7960X de 16 núcleos atingiu apenas 3163 pontos no mesmo benchmark. Para este processador Intel ultrapassar os números do novo AMD, o leak revela que apenas o consegue fazer em modo overclock com 4.8GHz.

Quanto ao processador de 12 núcleos ainda não é conhecido o seu clock de base. No entanto, terá um alegado overclock de 5.0GHz. Tudo indica que este será um processador bastante popular, tendo em conta a qualidade-preço que se espera vir a oferecer aos consumidores.

Os resultados conseguidos são bastante entusiasmantes, sendo a versão de 16 núcleos um processador que vai apelar a um público que procura alta performance. A arquitetura Zen 2 combinada com o processo de 7 nanómetros tem tudo para dar um grande incremento de performance face aos seus antecessores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Os melhores processadores para PC para diferentes utilizadores em 2019
  • Intel confirma lançamento de processadores de 10 nanómetros em junho
  • Conhece as 8 placas gráficas mais potentes em 2019
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.