AMD Radeon RX 6700 XT: grande rival da RTX 3060 Ti chega na próxima semana!

Abílio Rodrigues
Comentar

A AMD confirmou que a sua nova placa gráfica Radeon RX 6700 XT baseada na arquitetura Navi 22 vai ser apresentada no próximo dia 3 de março. Esta proposta da equipa vermelha terá como objetivo rivalizar diretamente com a Nvidia GeForce RTX 3060 Ti, tanto em termos de desempenho como no preço.

A AMD aproveitou também a ocasião para levantar um pouco do véu sobre o aspeto da RX 6700 XT, confirmando os rumores que corriam desde o ano passado.

AMD continua a dar luta à Nvidia com as RDNA 2

On March 3rd, the journey continues for #RDNA2. Join us at 11AM US Eastern as we reveal the latest addition to the @AMD Radeon RX 6000 graphics family. https://t.co/5CFvT9D2SR pic.twitter.com/tUpUwRfpgk

— Radeon RX (@Radeon) 24 de fevereiro de 2021

É de destacar o facto da AMD ter mencionado que vai apresentar a nova placa gráfica na próxima semana, mas isso não significa que esta será lançada e fique disponível nesse preciso dia.

A disponibilidade deve ter início apenas a 18 de março, sendo previsível alguma dificuldade de acesso justificada pelos já habituais constrangimentos à produção em altura de pandemia.

A Radeon RX 6700 XT é então a mais recente adição à família RX 6000, e o seu preço recomendado deve rondar os €400, de forma a encaixar-se com a oferta da concorrência.

Será contudo improvável que o preço recomendado seja praticado pelos retalhistas, que têm adotado uma prática de sobrevalorização dos produtos informáticos.

O que esperar da AMD Radeon RX 6700 XT

No que diz respeito às especificações, devemos receber um GPU com 40 unidades de computação e 12 GB de memória GDDR6 geridos por um interface de 192-bit.

É possível que esta placa gráfica chegue em duas variantes, com a destinada ao mercado mais premium a poder consumir cerca de 230W. Existirá possivelmente uma versão um pouco menos poderosa, que precisará de alimentação de 189W.

A refrigeração ficará a cargo de um sistema de ventoinha dupla que permite refrescar a unidade e expelir o ar quente pela traseira da caixa do computador.

Editores 4gnews recomendam:

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.