A AMD está a trabalhar num processador com especificações que englobam 64 núcleos e 128 segmentos (threads). O novo processador Threadripper tem lançamento previsto para o final de 2019.
O processador mais potente da AMD até agora é o W2990X, que se apresenta com 32 núcleos. Segundo as últimas informações, a empresa planeia lançar ainda este ano uma versão que dobra o número de núcleos.
Segundo avança em exclusivo o site Wccftech, a fonte mencionou que os processadores vindouros seriam compatíveis com a as atuais motherboards TR4. Ou seja, os utilizadores apenas precisarão de atualizar a bios, caso queiram atualizar o processador. Algo que ainda é desconhecido é se estes serão processadores de 7 ou 14 nanómetros.
As vantagens de um processador Threadripper
Os processadores Threadripper foram desenhados para aproximar os mercados empresarial e de consumo. Estes são mercados que pedem hardware diferente, mas nos últimos anos a tecnologia desceu em preço ao mesmo tempo que subiu em performance.
Os Threadripper pretendem ser o culminar das influências de hardware empresarial, ao alcance do consumidor comum. Com estes, a AMD oferece grande performance, a custo inferior às ofertas da Intel.
Novo Threadripper pode custar entre 2500 e 3000 euros
Estes não são processadores para qualquer bolso. A versão com 32 núcleos encontra-se à venda em Portugal por preços a rondar os 1800 euros, e estima-se a versão de 64 núcleos possa custar entre 2500 e 3000 euros.
Embora seja um processador que possa ser considerado caro, seria a opção mais barata no mercado com estas especificações. Tornar-se-ia uma das melhores opções para pequenas empresas ou servidores locais.
O plano da AMD, segundo estas informações, é lançar os novos processadores no final do último trimestre de 2019. Neste momento resta-nos aguardar para saber o que a AMD tem preparado.
Editores 4gnews recomendam:
- Os melhores processadores para PC para diferentes utilizadores em 2019
- Ryzen 9 3950X é oficial: conhece o novo processador topo de gama da AMD
- Processadores Ryzen da AMD venderam o dobro dos Intel Core em maio