AMD prepara ataque à Nvidia RTX 3060 Ti

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

A AMD confirmou de forma oficial que vai apresentar novidades durante o Consumer Electronics Show 2021, numa keynote marcada para 12 de janeiro.

Durante o evento, são esperadas apresentações dos novos processadores mobile Ryzen 5000, com o nome de código Cezanne, assim como de pelo menos uma placa gráfica Radeon RX 6700 baseada em Navi 22, destinada a concorrer de forma direta com a recém lançada RTX 3060 Ti da rival Nvidia. Lisa Su, CEO da AMD, cujo trabalho foi reconhecido pela revista Fortune, que a incluiu na lista para Businessperson of the Year 2020, dará voz a todas as novidades da equipa vermelha.

Novos CPU Threadripper e transição para AM5

Existe ainda uma forte hipótese de ficarmos a conhecer os novos processadores Threadripper da série 5000 baseados na arquitetura Zen 3, que chegou aos mercados, ainda que de forma limitada, durante o mês passado, recorrendo a litografia de 7nm. Da mesma forma, não está descartada a possibilidade da AMD dar a conhecer os seus planos para a transição da plataforma AM4 para AM5, que vai implementar o novo padrão de memória DDR5 e obrigará ao upgrade de todos os componentes essenciais de um computador.

Nesse sentido, a mudança de DDR4 para DDR5 implica o fim da compatibilidade das motherboards e processadores atuais com o novo padrão de RAM, fazendo com que muitos utilizadores possam considerar adiar as suas compras para perceberem quais as potenciais vantagens dos novos sistemas e os valores que terão de despender para poderem usufruir das tecnologias mais recentes.

CES 2021 em formato digital

A CES é uma feira anual onde costumam marcar presença as principais marcas do panorama tecnológico mundial para apresentarem ao público as suas intenções e ofertas para o ano em questão, e, por força do cenário de pandemia global que vivemos atualmente, será realizada em 2021 num formato exclusivamente online.

No caso concreto da conferência da AMD, não existe para já nenhuma informação sobre a possibilidade de ser transmitida ao vivo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi 11: alegado design do smartphone é revelado em imagens 'reais'

  • OPPO Reno 5 aparece em loja online antes da apresentação! Especificações confirmadas

  • iPhone 12: utilizadores queixam-se de problemas na rede móvel 4G e 5G

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.