AMD: leak revela especificações da Navi RX 3080 antes do lançamento

Bruno Coelho
Comentar

A AMD prepara-se para anunciar as suas novas placas gráficas durante a Computex 2019. Num novo leak, as especificações da gráfica Navi RX 3080 foram reveladas. Esta apresenta-se com 2560 processadores stream e memória VRAM de 8GB a funcionar a 256 bits.

Estes números foram divulgados pelo conhecido leaker KOMACHI através do seu Twitter. O tweet em questão foi entretanto apagado, mas o site Wccftech notou a informação a tempo. Tendo em conta que o tweet saiu do ar, a veracidade desta informação ganha força.

lisa su radeon vii
Lisa Su, CEO da AMD, a segurar uma Radeon VII durante a CES 2019

A Navi RX 3080 será a concorrente da GeForce RTX 2070 da Nvidia

Embora o nome nos puxe para outros voos, esta gráfica da AMD estará no mesmo terreno competitivo da RTX 2070 da Nvidia. Não será uma gráfica topo de gama, mas tem tudo para ser a nova rainha no mercado de gama-média.

A memória e o número de processadores stream são os elementos-chave para enquadrarmos esta nova gráfica da AMD. Os processadores stream são os núcleos computacionais habitualmente disponíveis numa gráfica Radeon.

A Radeon RX 480, gráfica lançada pela AMD em 2016, conta com 2304 processadores stream. O novo modelo dá obviamente um passo à frente, cifrando-se nos 2560 processadores. Para simplificar o que são estes processadores, são o equivalente aos núcleos CUDA nas gráficas da Nvidia.

A gráfica tem um preço apontado de 499 dólares

Ao que tudo indica, as primeiras gráficas Navi serão lançadas para o segmento de gama-média. O preço apontado para RX 3080 é 499 dólares, e a grande dúvida é se esta oferece um melhor preço qualidade que a RTX 2070 da Nvidia.

A Computex 2019 realiza-se na cidade de Taipé, em Taiwan. O maior evento de computação do ano começa da 28 de maio e estende-se até 1 de junho. A Nvidia está a preparar "algo super", mas a julgar por estas especificações, a AMD não deve ficar atrás.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.