AMD anuncia CPUs Ryzen 9000: os 'monstros' que prometem abalar o mercado

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 1 min.

A AMD está prestes a lançar o seu mais recente lote de processadores topo de gama com a série 9000. Depois de um grande sucesso entre utilizadores no seu último lançamento, com a série 7000, a AMD Ryzen tenciona agora voltar a tomar o mercado de assalto, com mais um grande salto tecnológico a ser desvendado com os novos CPUs.

“É um grande salto e estamos muito orgulhosos disso(...). É um monstro. Este processador sai-se muito bem contra a concorrência”. - Donny Woligroski, Gestor de marketing para processadores de consumo AMD.

Benchmarks entusiasmantes da nova série

O "porta-estandarte" desta série de processadores, o Ryzen 9 9950X, possui 16 cores, 32 threads, 80MB de cache L2+L3 e um boost clock de 5.7GHz. A AMD promete ganhos de até 56% de performance no que toca a programas de edição intensivos em processamento, como é o caso do Blender ou Cinebench. Na vertente do gaming, as benchmarks do 9950X revelam um aumento consistente em FPS (frames per second) de mais de 4% em jogos como Borderlands 3 e até 23% em new-gens, como Horizon Zero Dawn.

Comparaçao mercado AMD 9950X

Arquitetura de nova geração

No coração deste CPU encontra-se a nova arquitetura de hardware Zen 5, apresentada pela AMD para esta série de processadores. Ainda utiliza a socket AM5, com o suporte habitual de PCIe Gen 5 e DDR5. No entanto, esta série recebe alguns melhoramentos, com intuito de entregar o máximo de performance possível.

AMD IPC promise

“Por vezes, há actualizações do Zen que não são fundamentais, no entanto, o Zen 5 é uma atualização abrangente com uma previsão de ramificação muito melhorada, tanto em termos de precisão como de latência (...). É uma diferença realmente impressionante, que proporciona até o dobro da largura de banda de instruções, até o dobro da largura de banda de dados e até o dobro do desempenho de IA da última geração.”

Os quatro novos CPUs da série Ryzen 9000 e o 5900XT / 5800XT serão todos lançados em julho, no entanto, a AMD ainda não revelou os preços de nenhum dos processadores. O Ryzen 9 9900X terá 12 cores, 24 threads e um boost clock de 5,6 GHz. O Ryzen 7 9700X vem com 8 cores, 16 threads e um boost clock de 5,5 GHz. Finalmente, o Ryzen 5 9600X terá 6 cores e 12 threads, juntamente com um boost clock máximo de 5,4 GHz.

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.