O Windows 11 chegou finalmente aos utilizadores esta semana. Após meses de espera, o novo sistema operativo está finalmente disponível, embora não para qualquer computador.
Uma das valências prometidas para o Windows 11 seria no ramo gaming. A Microsoft prometeu que este seria o melhor Windows para esta tarefa, porém, tal não se está a confirmar em alguns equipamentos.
Processadores AMD registam quebras de 15% no seu desempenho
Perante o sucedido, a AMD emitiu um esclarecimento no seu site oficial. Aí, a empresa de semicondutores dá conta de que os seus processadores enfrentam problemas de desempenho no Windows 11.
De acordo com os dados da AMD, aplicações convencionais registam quebras de desempenho a rondar os 5%. O pior cenário regista-se nos jogos, com quebras a ascender aos 15%.
Todos os processadores da AMD que suportam oficialmente o Windows 11 são fustigados por este contratempo. Ainda assim, são os modelos com menos de oito núcleos e com um TDP acima dos 65W que sofrem.
Na origem deste problema está a latência registada pela cache L3 dos chips em questão. Este atraso triplicou e afetará com maior significado os jogos que recorram ao subsistema de memória do processador, como é o caso de Dota 2 ou CS: GO.
A AMD nota ainda um problema relacionado com o direcionamento de algumas tarefas. Em causa está o não redirecionamento de algumas tarefas mais exigentes para os núcleos mais potentes.
Em breve será disponibilizada uma correção pela AMD
Felizmente, a empresa informa que já se encontra a trabalhar numa resolução para o problema. Conta com a ajuda da Microsoft neste processo que se pretende o mais célere possível.
Nesse sentido, a AMD promete disponibilizar uma correção brevemente. Até lá, aconselha-se paciência àqueles que se veem afetados por este problema.
Editores 4gnews recomendam:
- Windows 11 já está finalmente disponível de forma oficial
- Twitch foi vítima de ataque cibernético que expôs dados internos e dos utilizadores
- Samsung Galaxy S22: apresentação terá sido adiada por estratégia controversa