Amazon: vídeo expõe destruição de milhões de produtos não vendidos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

No início desta semana a Amazon esteve nas bocas do mundo, ao promover o seu dia anual de descontos: o Prime Day. Pela mesma altura saía um exclusivo da estação televisiva ITV News que mostra as práticas da empresa face a produtos não vendidos.

O vídeo em questão mostra que a Amazon está a “destruir milhões de produtos não vendidos por ano num dos seus armazéns no Reino Unido”. A investigação levada a cabo pelo referido canal mostra que entre os produtos se encontram Smart TVs ou computadores portáteis novos e que nunca foram sequer abertos.

O armazém em questão fica em Dunfermline, na Escócia, e no vídeo podemos ver inúmeros produtos a ser marcados como passíveis de ser destruídos. Mais tarde, vemo-los a ser encaminhados para aquilo que são referidos como sendo “centros de reciclagem”.

130 mil produtos destruídos por semana, revela ex-funcionário da Amazon

A fonte foi longe na investigação, e conseguiu chegar à fala com um suposto ex-funcionário da Amazon. Protegido pela confidencialidade, esta revela na entrevista que a empresa destrói qualquer coisa com 130 mil produtos daquela forma por semana.

O referido ex-funcionário refere que gadgets como MacBooks, iPad ou aspiradores da Dyson estão entre os inúmeros produtos destruídos. É ainda referido que só num dia terão sido destruídas 20 mil máscaras de proteção contra a Covid-19 ainda em perfeitas condições.

Em comunicado, a Amazon refere que espera poder num futuro próximo poder acabar por esta prática. O mais impensável é como a maioria destes produtos poderiam ser simplesmente doados, e não são.

Editores 4gnews recomendam:

  • Amazon é a marca mais valiosa do mundo, seguida pela Apple e Google
  • Xiaomi tem o smartphone mais vendido no Amazon Prime Day. Preço continua apelativo
  • Google Stadia chegou oficialmente ao Android TV. Quais os dispositivos compatíveis
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.