Cuidado! Amazon está a ser inundada com reviews falsas

Bruno Coelho

A situação foi descoberta pelo site Which?. Este fala de como existem neste momento várias reviews suspeitas em produtos populares da Amazon do Reino Unido. A situação chamou a atenção, já que colocou várias marcas relativamente desconhecidas no topo dos resultados de pesquisa.

A investigação promovida pelo site analisa várias categorias de produtos. Desde headphones, dash cams, pulseiras fitness ou relógios inteligentes. No que aos headphones diz respeito, por exemplo, a primeira página é dominada por marcas relativamente desconhecidas.

amazon

Os produtos apresentam, na sua maioria, milhares de reviews positivas sem verificação. Além disso, muitas delas foram publicadas umas atrás das outras. Aliás, o jornal The Guardian nota que muitos dos textos destas reviews nem se referem aos produtos em questão.

400 reviews de 5 estrelas num dia é de desconfiar

Já ouviste falar da marca Celebrat? Uns headphones desta marca tiveram mais de 400 reviews de cinco estrelas no mesmo dia. Nem o Which?, nem a BBC News ou o The Guardian conseguiram chegar à fala com esta marca. Aliás, esta nem tem qualquer website.

amazon review

A Amazon já veio dizer que que investe “muitos recursos para proteger a integridade das reviews”. Esta promete “suspender, banir ou agir legalmente contra quem viole as suas políticas”. A julgar pelo que se está a passar, a Amazon parece estar a perder esta batalha.

amazon review verificada

O meu conselho é que se fores comprar algo na Amazon do Reino Unido (ou em qualquer outra), te fies apenas nas reviews verificadas. São estas que provam que a pessoa efetivamente comprou o produto no site. Para já, as não verificadas, são inexplicavelmente fáceis de ludibriar.

Editores 4gnews recomendam:

Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.