Duas notícias colocam hoje a Amazon Prime na atualidade diária e ambas chegam dos EUA. A plataforma de streaming está a ser processada por um utilizador norte-americano pela adição de anúncios num dos seus planos pagos.
Também no mercado norte-americano, o serviço de streaming continua a fazer alterações ao seu plano mais básico. Agora retirou os suportes para Dolby Atmos e Dolby Vision, o que promete mais protestos.
Custo extra para ausência de anúncios e suportes Dolby Vision e Dolby Atmos
De acordo com as informações divulgadas, o plano suportado por anúncios da Amazon Prime está limitado aos recursos HDR10+ e Dolby Digital 5.1. Todos os utilizadores que não queiram ver espaços comerciais e pretendam usufruir de suporte para Dolby Vision e Dolby Atmos vão ter de pagar um custo extra de 2,99 $ por mês (cerca de 2,80 €).
Ainda que não tenha noticiado a retirada destes recursos do plano básico, em declarações à revista Forbes, a empresa confirmou a informação. Diz a Amazon Prime à publicação que “A mudança do Dolby Vision e do Dolby Atmos para o nível sem anúncios é deliberada e não o resultado de um problema técnico”.
Saliente-se que, para já, estas medidas – presença de anúncios e retirada do suporte para Dolby Vision e Dolby Atmos – estão a ser aplicadas apenas no mercado norte-americano.
Não existe ainda informação sobre se a plataforma vai avançar com esta estratégia para os restantes mercados do mundo ou de quando o irá fazer.
Adição de anúncios leva a processo judicial
Entretanto, a adição de anúncios no seu plano pago mais básico não está a ter uma boa receção por parte dos utilizadores norte-americanos. Wilbert Napoleon, residente na Califórnia e utilizador do serviço, expressou o seu descontentamento de uma forma mais assertiva e entrou com um processo judicial contra a Amazon Prime.
O utilizador afirma que renovou a assinatura do serviço de streaming, acreditando que teria sempre conteúdo isento de espaços comerciais. Napoleon incluiu mesmo uma imagem do site da plataforma que data de 2011 e que garante um “streaming instantâneo ilimitado e sem anúncios de mais de 5000 filmes e programas de TV sem custo adicional”.
De acordo com os advogados deste utilizador, o contrato de renovação foi feito com as premissas anteriores do plano que não incluíam espaços comerciais. Na prática, a renovação teve lugar em junho de 2023, altura em que não eram ainda aplicadas as novas medidas.