
Amazon tem já dois dispositivos em desenvolvimento
A Meta foi das primeiras empresas a entrar no mercado de óculos de realidade aumentada. Por sua vez, a Xiaomi percebeu a potencialidade do produto e ajustou as previsões de vendas.
A olhar para estes dois bons exemplos, a Amazon quer agora entrar neste mercado e até já tem dois dispositivos em desenvolvimento. A informação está a ser avançada pelos sites The Information e Android Police.
Os dispositivos, agora conhecidos por Jayhawk e Amelia, têm apenas em comum a mesma tecnologia de ecrã. De resto, espera-se que tenham especificações e público-alvo diferentes.
O modelo Jayhawk vai exibir um design mais elegante e incluir microfones, colunas, câmara e ecrã a cores. Espera-se também que este dispositivo inclua suporte mais amplo para Alexa para navegação, compras e outras conexões com o ecossistema da Amazon.
Por sua vez, os Amelia são um modelo para trabalhar; mais especificamente, uma ferramenta para ajudar os condutores profissionais. Dizem os rumores que vai fornecer direções curva a curva diretamente nas lentes.
Os meios de comunicação avançam que o primeiro modelo a chegar ao mercado será o Amelia, no segundo trimestre de 2026. Já o dispositivo Jayhawk só será lançado no final de 2026 ou mesmo início de 2027.
Apple e Samsung também querem uma fatia deste mercado
Mas há mais dois players relevantes que querem impor-se neste mercado: a Apple e a Samsung. A empresa de Cupertino não foi bem-sucedida com o Vision Pro, mas Tim Cook já assumiu publicamente que lançar um modelo de óculos inteligentes está nos planos da empresa.
O conhecido CEO continua a acreditar que este equipamento vai substituir os telemóveis, num futuro a médio longo prazo.
Por sua vez, a Samsung tem também vários modelos em desenvolvimento e recentemente até se falou que os primeiros óculos inteligentes com tecnologia de Inteligência Artificial podiam se revelados ainda este ano.