Amazon Go - Loja de conveniência do futuro abriu esta segunda-feira

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 2 min.

Portanto, o sonho é real. Se é que se pode dizer que esse é um sonho. A Amazon abriu a primeira loja de conveniência do mundo onde não existem caixas. Ou seja, não há filas e, tecnicamente, não é preciso pagar o que se compra.

É claro que é preciso pagar-se o que se comprou. No entanto, antes disso, há quer referir um conjunto de outras particularidades em redor deste estabelecimento agora aberto em Seattle.

Vê ainda: O regresso às quedas: Bitcoin e criptomoedas voltaram a cair

Em primeiro lugar, não há operadores de loja cuja função não seja a de organizar, preparar e ajudar os clientes caso estes precisem de algo. Ou seja, a loja da Amazon não está deserta, só não tem caixas.

A Amazon Go é mais um produto de uma empresa que não para de crescer!

Por outro lado, ainda que pareça algo irreal, o conceito poderá mesmo ilustrar as lojas do futuro, passe a expressão, e, dentro de tantos aspetos positivos que isso possa ter, há alguns que são mais negativos do que pode imaginar.

Afinal, há vários postos de trabalho que acabam por ser abolidos devido à evolução tecnológica. Por falar nisso, a Amazon Go é fantástica devido ao sistema que a empresa de Jeff Bezos decidiu implementar de modo a colocá-la em funcionamento.

Depois de instalar uma simples aplicação da Amazon, o consumidor só terá que usá-la no momento em que entrar na loja de conveniência e passar o respetivo código QR. Depois disso, escolhe à sua vontade aquilo que procurava comprar.

Terminando essa tarefa, poderá abandonar a loja dado que essa terá recolhido meticulosamente todo o percurso do consumidor dentro do espaço. A conta será debitada através da própria App e redirecionada para a conta do Banco a ela associada.

Ou seja, para além do problema abordado anteriormente, há também a questão da privacidade do próprio cliente, que é a todo momento monitorizado pela tecnologia da Amazon.

Porém, é como tudo. Há vantagens e desvantagens e cada um terá de decidir se para si valerá a pena, ou não, usufruir de um serviço como esse. É claro que, até agora, esta loja existe apenas nos Estados Unidos da América e uma semelhante deverá demorar algum tempo - para não dizer bastante - até que chegue a Portugal.

Vê o vídeo no final para ficares a conhecer todo o conceito.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android. Sony prepara-se para lançar um Xperia sem jack 3.5mm

Uhans i8 – Um gama-média Android com preço apelativo

Apple. Homem trinca bateria de iPhone para testar a qualidade

Fonte

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.