Os últimos dois anos trouxeram uma nova realidade para o mercado tecnológico com o crescimento da Inteligência Artificial generativa. A Amazon é uma das ausentes mais notadas, mas o processo para a entrada neste mercado não tem sido fácil.
São os vários os desafios que a empresa norte-americana tem enfrentado neste processo. E para aqueles que questionam a razão para esta demora, eis um relatório do Financial Times que expõe os contratempos que têm de ser superados.
Alucinações, fiabilidade e tempos de resposta atrasam nova Alexa
Rohit Prasad, responsável pela equipa da Inteligência Artificial Geral da Amazon, dá três exemplos dos desafios encontrados pela empresa. São eles as alucinações, melhorar a fiabilidade das respostas e a redução nos tempos de resposta.
O primeiro ponto é um dos desafios que todas as empresas neste setor têm de superar. As alucinações são os fenómenos em que a IA gera respostas erradas, algo que já causou, por exemplo, uma desvalorização considerável das ações da Google.
Para Prasad, as alucinações terão de estar "perto do zero" para que o desenvolvimento da nova Alexa seja bem-sucedido. Mas há mais fatores que contribuem para o atraso no lançamento da nova era desta assistente digital.
Código ultrapassado dificulta o processo
Antigos funcionários da Amazon, citados no relatório do Financial Times, referem ainda que o sistema original da Alexa não está preparado para a nova realidade. O uso de código antigo e algoritmos demasiados simples complicam a implementação dos códigos necessários para a IA generativa.
Juntar as duas gerações de código provou ser uma tarefa mais complicada que aquilo que a Amazon esperaria. Isso requer mais tempo para a sua adaptação, algo que inevitavelmente se reflete no atraso no seu lançamento.
A Amazon tem ainda que lidar com o facto de ter mais de 500 milhões de dispositivos Alexa ativos mundialmente. A sua atualização terá de ser feita da forma mais simples possível e isso também não é nada fácil.
Além dos desafios técnicos já mencionados, a Amazon quer manter o registo familiar e simples que caracterizam a Alexa. Ademais, o novo formato da Alexa terá de continuar a ser compatível com o vasto ecossistema Smart Home que a plataforma detém.
Como podes perceber, são vários os desafios que a Amazon tem em mãos no desenrolar deste projeto. Como a empresa quer manter a qualidade do seu serviço mesmo após esta atualização, é normal necessitar de mais tempo para otimizar todos os aspetos necessários.
Podes encontrar a Echo Pop à venda na Amazon:
Se queres comprar um produto como o Echo Pop, mas não sabes como receber em Portugal, temos a solução. A Amazon não faz envios diretos, mas com uma morada virtual como o Express2Me dos CTT, vais conseguir receber facilmente e em segurança em casa.