Provavelmente sentiste algum impacto na utilização de aplicações durante a recente interrupção dos sistemas AWS. A falha durou cerca de 15 horas e afetou centenas de sites, aplicações e serviços que recorrem à cloud da Amazon. Mas afinal, o que causou este verdadeiro caos na Internet?
A Amazon publicou um relatório a explicar que o problema não esteve relacionado com uma falha de hardware nem com um ataque informático, mas sim com um bug no seu serviço de base de dados DynamoDB, que impediu a comunicação entre endpoints.
Um endpoint é um dispositivo, móvel ou não, ligado a uma rede e que funciona como ponto de comunicação. Neste caso, esses pontos deixaram de funcionar corretamente devido a uma falha no sistema de gestão de DNS (Sistema de Nomes de Domínio) do DynamoDB.
O problema teve origem num registo DNS vazio no centro de dados da Virgínia, nos Estados Unidos da América, identificado como US-East-1. Essa falha deveria ter sido resolvida automaticamente, mas a correção teve que ser feita manualmente pela Amazon.
“O incidente foi desencadeado por um defeito latente no sistema automatizado de gestão de DNS do serviço, que causou falhas na resolução dos endpoints do DynamoDB.
A causa raiz foi uma condição de corrida no sistema, que gerou um registo DNS incorretamente vazio para o endpoint regional do serviço (dynamodb.us-east-1.amazonaws.com), que a automação não conseguiu reparar.”
- Amazon.
O resultado foi uma interrupção generalizada de serviços e aplicações que dependem da AWS para funcionar. Entre os mais populares estiveram:
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Dispositivos Amazon Alexa
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Amazon Prime
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Snapchat
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Canva
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Reddit
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Apple Music
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Apple TV
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Duolingo
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Fortnite
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Disney+
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PlayStation
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Roblox
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Pokémon GO
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MEO
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Vodafone
A Amazon é atualmente líder mundial no mercado de computação em nuvem, com centros de dados espalhados por todo o mundo, detendo cerca de 30% do setor, segundo dados de julho da Synergy Research Group. Entre os principais concorrentes estão o Microsoft Cloud, com 20%, e o Google Cloud, com 12%.