Amazon estará a trabalhar numa rival da Temu e alguns preços são absurdos!

Pedro Alves
Pedro Alves
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Quem já navegou pelo site ou pela App da Temu em busca de qualquer produto conhece bem os preços ‘de guerra’ que esta loja chinesa pratica, bem como o marketing extremamente agressivo com que promove esses mesmos preços.

Não será de estranhar que, em dois anos, a Temu se tenha tornado numa referência global das compras online, mesmo que a qualidade de muitos produtos seja duvidosa, a lógica de preços finais nem sempre corresponda ao que nos ‘vendem’ de início e as relações laborais e com os fornecedores possam desafiar o bom-senso.

A Amazon é um dos gigantes que poderá estar a trabalhar para contrariar o poder da Temu no mercado, apostando numa plataforma secundária de vendas online, com preços ‘low-cost'.

Preços mais baixos, com entregas mais lentas

Amazon estará a trabalhar numa rival da Temu e alguns preços são absurdos!
Imagem: Pixabay

As intenções da Amazon estão a ser avançadas pelo Engadget, a partir de informações publicadas pelo site The Information, que cita informações internas da empresa supostamente enviadas a fornecedores.

A Amazon terá enviado informação sobre o limite máximo de preços a praticar na sua nova plataforma, fixando valores tão baixos como 8 dólares para jóias, 9 dólares para roupa de cama, 13 dólares para violas e... 20 dólares para sofás!

Por muito absurdos que alguns valores possam parecer, a mesma fonte avança com três fatores cruciais para a Amazon conseguir praticar esses preços: os produtos terão de ser expedidos a partir do centro de distribuição da Amazon em Guangdong, na China; os prazos de entrega terão de ser mais alargados, entre 9 e 11 dias; e as ‘fees’ cobradas aos fornecedores terem um intervalo entre 1,77 e 2,05 dólares, para artigos entre as 113 e as 226 gramas (4 e 8 onças).

Na sua plataforma tradicional os prazos de entrega são normalmente mais curtos, com os valores pagos aos fornecedores a ir dos 2.67 aos 4.16 dólares para artigos com o mesmo peso, e a expedição a partir de armazéns nacionais, ou geograficamente mais próximos dos compradores.

A confirmar-se a aposta numa nova plataforma ‘low-cost’, a Amazon irá apostar numa estratégia e numa política de preços bem diferentes daquelas que pratica na sua loja online com o mesmo nome, uma vez que normalmente não impõe limites de preços aos seus fornecedores.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.