A Kantar, agência de análise de mercado, publicou o seu mais recente estudo BrandZ onde apuram o valor das diversas marcas a operar globalmente. Em primeiro lugar temos a Amazon, seguida pela Apple e pela gigante das pesquisas, a Google.
Esta lista aponta ainda a Samsung a ocupar o quadragésimo segundo (42.º) lugar, bem como a Huawei em quinquagésimo (50.º), ao passo que a Xiaomi se encontra em septuagésimo lugar (70.º). A tecnológica está agora entre a Budweiser e a alemã BMW.
O poderio da Amazon é seguido de perto pela Apple e Google
A Amazon vale um total de 684 mil milhões de dólares, tendo registado um crescimento de 268 mil milhões de dólares, ou 64% entre 2020 e 2021.
Imediatamente em segundo lugar, a Apple voltou a quebrar recordes, valendo agora 612 mil milhões de dólares e crescendo 74% face ao ano passado. Em terceiro lugar temos a Google com 458 mil milhões de dólares, crescendo 42%.
As demais fabricantes mobile encontram-se já mais a meio da lista. Com efeito, a Samsung, atual líder de mercado, ocupa o 42.º lugar, a Huawei o 50.º lugar e a marca revelação, a Xiaomi, está em 70.º lugar e em bom crescimento.
As informações são avançadas pela Kantar no seu relatório Brandz 2021
Vemos que é a Tesla a empresa com um crescimento mais rápido, disparando 275% de ano para ano. Logo em seguida temos a rede social TikTok que cresceu 158%, ocupando o 47.º e 45.º lugar no ranking da Kantar, respetivamente.
Recordamos que este relatório aponta as 100 maiores marcas globais em cada ano. Desta feita temos agora a inclusão de algumas novas marcas como a Nvidia em 12.º, a Qualcomm em 37.º lugar, ou a AMD em 57.º.
Ainda no reino da tecnologia apontamos o Snapchat em 82.º, bem como o Spotify em 99.º e até a Zoom em 52.º, responsável pela plataforma de videoconferência que explodiu em popularidade durante o último ano, fruto da pandemia da COVID-19.
Os serviços de subscrição aumentaram em popularidade
A Kantar nota também um aumento da popularidade de serviços como o streaming de filmes e séries, bem como os jogos. Marcas como a Xbox cresceram 55% de ano para ano.
Também a Disney cresceria 13%, a Netfix 55% de ano para ano e até mesmo a Spotify que, pela primeira vez, integra ente famoso ranking.
Editores 4gnews recomendam:
- Huawei P50: provável data de apresentação já foi revelada
- iPhone 13: conhece as característica exclusivas dos modelos Pro
- Xiaomi prepara-se para lançar nova gama de smartphones Redmi K50!