Com o grande crescimento do segmento de carros elétricos, era apenas uma questão de tempo até que as grandes empresas de entregas investissem também neste novo segmento. Apesar da Tesla claramente dominar o mercado dos carros elétricos destinados ao consumidor geral, o mesmo parece estar longe de acontecer neste novo segmento das carrinhas destinadas a entregas.
A empresa de Elon Musk claramente deixou passar uma oportunidade de ouro para dominar um novo segmento, visto que a Amazon já apresentou a sua nova carrinha elétrica fabricada pela rival da Tesla, Rivian. Depois de ter realizado uma ronda de investimentos de 700 milhões de dólares liderada pela Amazon, a Rivian acabou por confirmar que iria fabricar a carrinha elétrica oficial da maior loja online da atualidade.
Agora, durante a apresentação oficial da carrinha elétrica, a Amazon confirmou que irá comprar pelo menos 100,000 carrinhas à Rivian, que corresponde a um investimento superior a 3 mil milhões de euros. Considerando que a Rivian é ainda uma empresa startup, esta parceria poderá traçar o seu futuro.
Pontos de destaque da carrinha elétrica da Amazon
Infelizmente, não foram revelados detalhes sobre as suas especificações, com por exemplo autonomia. Mas, a Amazon revelou uma lista de funcionalidades que foram criadas exclusivamente a pensar nos seus funcionários e todo o processo de realização de entregas ao domicílio.
- Kit completo de sensores para garantir total assistência durante a condução em auto-estrada e cidade
- Grande para brisa para aumentar consideravelmente a visibilidade do condutor
- Várias câmaras exteriores ligadas a um monitor dentro da cabine para garantir uma visão 360º do exterior da carrinha
- Integração da Alexa para acesso hands-free a informações sobre rota e atualização sobre meteorologia e trânsito
- Porta do condutor reforçada para aumento da sua segurança
- Cabine com amplo espaço livre para aumentar conforto e facilitar todas as operações necessárias
- Luzes de travagem extra brilhantes para facilitar a visibilidade da carrinha em caso de travagem
Não foi revelado qual o preço da carrinha elétrica da Amazon, mas a empresa confirmou que esperam ter pelo menos 10,000 carrinhas na estrada já em 2020. A encomenda total de 100,000 carrinhas deverá estar nas estradas até 2030.
Antes de ires, descobre como comprar na Amazon em Portugal, com todos os passos para fazeres uma compra segura e informada.
Editores 4gnews recomendam:
- Tesla lança atualização que faz do seu Autopilot ainda mais único
- Lucid Air consegue ser ainda mais rápido que o potente Tesla Model S Plaid (vídeo)
- Tesla Model S Plaid vaporizou recorde do McLaren P1 na pista de Laguna Seca! (vídeo)