Após vários meses de espera e vários rumores, eis que a Amazon revelou finalmente o futuro da sua Inteligência Artificial. A sua renovada assistente chega como Alexa+, muito mais inteligente e mais competente.
Esta nova versão da Alexa foi desenhada de raiz para oferecer aos utilizadores uma experiência superior, capaz de responder a todas as suas necessidades. É caso para dizer que a Alexa ficou realmente útil.
Eis as principais novidades da Alexa+
Aquilo que define a Alexa+ pode ser resumido em três pilares: mais inteligência, estrutura de comandos mais natural e utilidade. Considerada "agnóstica", a Alexa+ inspirou-se em vários grandes modelos de linguagem para reinventar as suas capacidades.
Uma das principais novidades da Alexa+ é a sua habilidade para realizar tarefas. Ao invés de se limitar a responder às tuas questões sobre isto ou aquilo, ela poderá fazer coisas realmente úteis para ti.
Seja reservar as tuas férias, encomendar produtos, dizer-te qual a melhor hora para sair de casa devido ao trânsito acumulado ou notificar-te quando os bilhetes para o concerto que desejas ver estão à venda. No fundo, ela está lá para te ajudar a simplificar a vida.
Ela é ainda capaz de realizar tarefas mais exigentes como elaborar guias de estudo ou planear itinerários para as tuas viagens. Podes até solicitar que ela reproduza uma música sem dizer o seu nome. Neste caso, a Amazon mostrou um palco como a Alexa+ consegue reproduzir uma música dizendo apenas qual o seu tema.
Outra novidade é a sua compreensão visual. Ou seja, ela pode usar as câmaras de segurança Ring para analisar documentos ou imagens para fornecer informações pertinentes sobre o tema.
A Alexa+ conta também com uma espécie de memória pessoal. Isto significa que ela memorizará coisas com a tua dieta, filmes favoritos ou receitas para fornecer informações relevantes e especialmente pensadas para ti.
Com a compreensão de comandos mais naturais, chega também uma forma mais intuitiva de interagir com a nova Alexa. Um dos grandes trunfos disto é não teres de estar sempre a usar o comando "Hey Alexa" sempre que queres interagir com ela.
Alexa+ chega em março com uma mensalidade de 19,99 dólares
A Amazon revelou que começará a disponibilizar a Alexa+ a partir de março. A sua expansão será gradual, começando pelos EUA, mas com a promessa de que mais mercados serão adicionados futuramente.
Para usufruíres da Alexa+, será necessário pagar uma mensalidade de 19,99 dólares. No entanto, esta IA será gratuita para todos os subscritores Prime, o que se perfila como o negócio mais vantajoso.
Podes preparar-te já para a chegada da Alexa+ a Potrugal com a compra de uma Echo Dot, um dos seus modelos mais acessíveis. Para receberes este gadget em casa, deves registar-te no serviço Express2ME dos CTT.