Amazon Alexa. Nova versão para Android visa provocar Google Assistant

Pedro Henrique
Amazon Alexa Google Assistant Android
Amazon Alexa é a maior concorrente à Google Assistant no Android

A Amazon não está a facilitar, de maneira alguma, a tarefa da Google. A empresa que detém o motor de busca mais famoso do planeta é também a mãe da Google Assistant, concorrente da Amazon Alexa.

As duas assistentes virtuais, dotadas de inteligência artificial, parecem ser o grande foco tecnológico de 2018 - pelo menos, do que se viu até agora. A questão é perceber até que ponto poderá a gigante do software recuperar algum mercado que foi perdendo para a empresa de Jeff Bezos.

Vê ainda: LG – Nova patente revela um terminal mais interessante que LG G7 e V40

Por força da Amazon, essa tarefa não será nada fácil para a Google. Isto porque, não só a primeira entrou muito rapidamente no mercado norte-americano (por exemplo) através dos Echo, como está a pequenos passos de se infiltrar no Windows 10 da Microsoft.

Amazon Alexa ou Google Assistant? As duas serão importantes no futuro do Android e não só...

Ora, mas então a Google não precisa apressar-se, afinal de contas tem o Android do seu lado. Não é bem assim. Os utilizadores do sistema operativo mais usado do mundo já podiam, há bastante tempo, usar uma aplicação dedicada à Alexa. No entanto, essa era pouco prática e detinha recursos bastante limitados.

Agora, com a última atualização da aplicação, tudo mudou - ainda que ligeiramente. Afinal, a equipa de Jeff Bezos e companhia decidiu permitir que, através da própria app, disponível na Play Store, os utilizadores pudessem usar a Alexa à sua maneira.

No entanto, há uma pequena particularidade que não fará dessa experiência tão boa como se um utilizador detivesse um produto Echo. Isto porque há uma premissa para se usar a assistente virtual. A aplicação da mesma necessita que esteja aberta, caso contrário não funcionará com o simples "Alexa".

Aqui, sem sombra de dúvida que a Google Assistant leva vantagem sobre a concorrente da Amazon. É o seu território não é verdade. Todavia, o Android é um sistema muito aberto e repleto de novas possibilidades, que se vão criando a cada momento pelos programadores.

Com efeito, nada impede a Amazon de, no futuro, desvendar uma forma da Alexa se integrar tão bem no smartphone como a Google Assistant. Esse é, também, um objetivo daquela que é a mais valiosa empresa de retalho do mundo.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus. 40 mil pessoas em risco de fraude com cartões de crédito

HQ Trivia – Aplicação já tem 500 mil downloads na Google Play Store

Tal como o Facebook, Instagram tem uma funcionalidade que vais querer desativar

Fonte | Via

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.