Alvalade 2.0: Sporting vai testar nova tecnologia para entrada nos jogos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Depois da celebração do título ter já incluído tecnologia de ponta com a projeção de um leão e da equipa de futebol nos céus de Lisboa, o Sporting vai recorrer novamente à tecnologia para receber os adeptos no último jogo do campeonato frente ao Desportivo de Chaves.

Sporting testa acesso ao estádio com tecnologia NFC

Estádio José Alvalade
Tecnologia NFC será testada já no jogo entre o Sporting e o Desportivo das Chaves Crédito@NidiaPiza/Unsplash

Em comunicado de imprensa, o Sporting anunciou que vai estrear a tecnologia NFC nos acessos ao estádio José Alvalade já no próximo jogo em casa contra o Desportivo de Chaves. Esta será a primeira vez que esta tecnologia será usada em Portugal com esta função.

De acordo com esclarecimentos dados pelo clube de Alvalade: “com esta tecnologia vai ser possível a passagem nos torniquetes apenas com a aproximação de qualquer dispositivo móvel que suporte a tecnologia NFC e tenha a Gamebox adicionada na wallet”.

No mesmo comunicado, o clube explica ainda que a ativação da tecnologia é automática e que os sócios apenas têm de ter “as atualizações automáticas ativadas no seu dispositivo”.

O Sporting explica também que, para já, este é um teste piloto que irá decorrer em todas as entradas de acesso ao estádio no referido jogo.

Mais tecnologia no futebol

De uma forma geral, o mundo do futebol está a abraçar a tecnologia não só em campo como também fora deste. Cada vez mais, clubes e treinadores estão a recorrer à tecnologia de Inteligência Artificial para analisar e melhorar o desempenho das equipas e também para a captação de novos talentos.

Por exemplo, a tecnologia IA permite recolher e analisar uma grande quantidade de dados relativos ao desempenho dos jogadores, durante os jogos e treinos. Com estes dados é possível avaliar os pontos fortes e fracos, definir táticas de jogo e até desenvolver planos de treinos mais personalizados.

Já para a captação de talentos, a tecnologia IA, através dos seus algoritmos, pode estudar um maior número de jogadores em todas as partes do mundo e detetar os atletas com maior potencial.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt