
A Xiaomi tem centenas de modelos de telemóveis, desde os mais acessíveis até aos denominados topos de gama. Se cada um de nós tem a sua opinião sobre qual smartphone preferimos, quem melhor do que um dos mais influentes funcionários da empresa para nos revelar qual o seu preferido?
Assim sendo, a propósito dos 14 anos de existência, Xu Fei, uma das vozes mais proeminentes no marketing da gigante chinesa, foi questionado sobre qual o equipamento que, no seu entender, é o mais distintivo. A resposta foi o Xiaomi MIX original, o smartphone que fez história por ser o primeiro com um ecrã quase sem moldura.
Não foi só histórico a nível de vendas, foi também um marco na história do design e foi 'homenageado' a nível internacional. Prova disso mesmo é que está presente em três locais emblemáticos na Europa: Museu Finlandês de Design; no Centro Pompidou em França e no Museu Internacional de Design em Munique.
O grande flop da Xiaomi
Outro marco destacado por Xu Fei foi o Mi 12S Ultra, que foi lançado em 2022 e surgiu fruto da colaboração com a Leica. Este lançamento marcou a entrada da Xiaomi no segmento de fotografia profissional.
No entanto, nem tudo é um mar de rosas a nível de sucessos comerciais. Xu Fei apontou o Mi 9 como um exemplo do que não correu exatamente como esperado. Apesar de ter tudo para vingar a nível de design, a verdade é que a autonomia da bateria deitou tudo a perder. Foi de tal forma um flop de vendas que menos de um ano após o seu lançamento viria a ser descontinuado.
Porém, a verdade é que esta situação provou-se importante. Isto porque fez com que a marca não colocasse os seus esforços apenas em criar telemóveis esteticamente apelativos mas também no desempenho.