Altice Portugal introduz a cloud híbrida com apoio da Microsoft

Rui Bacelar
Comentar

A Altice Portugal, em parceria com a Microsoft Portugal e Hewlett Packard Enterprise (HPE), apresentam ao mercado português a única oferta de cloud híbrida suportada por Azure Stack Hub. Tanto pode funcionar num modelo ligado ou desligado da cloud.

Estamos perante uma solução empresarial e projeto inédito no nosso País, que combina uma cloud pública e cloud privada. A sua apresentação e lançamento foi recentemente divulgada através de comunicado à imprensa.

A nova solução da Altice, uma cloud híbrida para Portugal

Altice Portugal
Data Center da Altice localizado na Covilhã. Crédito: Altice Portugal

Os clientes empresariais da Altice passam, assim, a ter acesso a um conjunto de serviços de cloud, com suporte para utilização da gama de recursos híbridos do Microsoft Azure. Incluindo aqui, como sublinha a empresa, os benefícios da localização dos dados em Portugal, no Data Center Altice, na Covilhã.

A proposta de valor do Azure Stack Hub:

  1. Baixa latência, devido ao processamento de dados localmente
  2. Localização de dados em território nacional, que responde a requisitos específicos regulamentares e a políticas de governance
  3. Portal multicloud integrado para visão e controlo transversal
  4. Apoio técnico de uma equipa de suporte especializada da HPE, disponível 24/7
  5. Contrato simplificado e fatura única

Vantagens da oferta:

  1. Utilização de ferramentas, experiências e modelos de aplicações consistentes com transferência fácil entre a cloud pública e privada
  2. Pagamento Pay as you go no qual o cliente paga uma mensalidade de acordo com a utilização do serviço
  3. Processo de renovação tecnológica com solução escalável
  4. Catálogo de serviços dinâmico, sempre atualizado com o roadmap Microsoft Azure Stack Hub.
  5. Know-how especializado com equipas certificadas.

O lançamento tira proveito do Data Center localizado na Covilhã

A @altice_portugal lança oferta de cloud híbrida inédita em Portugal, resultado da parceria com a @Microsoft e @hpe, a @AlticeEmpresas é a 1ª empresa com uma experiência de solução híbrida Azure que combina uma cloud pública com infraestrutura privada: https://t.co/vC3Fj75YYE pic.twitter.com/0lvw50Vjqj

— @altice_portugal (@altice_portugal) 14 de abril de 2021

O lançamento desta oferta teve lugar na última quarta-feira no Data Center da Altice, na Covilhã. Contou com a presença dos responsáveis das três empresas do projeto e do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã.

«A Altice Portugal orgulha-se de ser o único operador nacional com uma proposta Azure verdadeiramente híbrida, alojada com total segurança no seu Data Center na Covilhã, que garante maior eficiência, flexibilidade e produtividade. Em total alinhamento com os nossos pilares de inovação e investimento, este projeto conta com a confiança e know-how dos nossos parceiros de referência, Microsoft e HPE, e vem reforçar, de forma distintiva, o posicionamento da Altice Empresas em soluções cloud», afirmou o Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca.

Este lançamento vem potenciar a infraestrutura alojada no Data Center Altice na Covilhã. É o maior centro de processamento de dados em Portugal e um dos maiores da Europa, reconhecido como um dos mais inovadores e sustentáveis.

É também estratégico para a consolidação da Altice Empresas enquanto provider cloud na entrega de soluções reconhecidas no mercado.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.