Alpha S Intelligent Luxury: o Tesla chinês com Harmony OS da Huawei

Rui Bacelar
Comentar

A Arcfox é uma fabricante chinesa de veículos elétricos com fortes inspirações na Tesla. O seu próximo modelo será um carro elétrico de luxo, equipado com tecnologia desenvolvida pela Huawei, desde o seu sistema operativo Harmony OS ao suporte para redes 5G.

O anúncio deste novo carro elétrico chinês, o Alpha S Intelligent Luxury da Arcfox, terá lugar a 17 de abril, servindo também de montra para várias das tecnologias da marca liderada por Ren Zhengfei. Será este o próximo curso de ação para a Huawei?

O "Tesla" chinês com tecnologia Huawei chega a 17 de abril

Huawei Tesla
Cartaz promocional divulgado pela Arcfox na rede social chinesa Weibo.

O destaque vai para a plataforma HiCar da Huawei que combina os ecrãs inteligentes com o sistema de Lidar e conexão 5G. Graças a esta combinação o próximo carro elétrico da Arcfox deverá ser apresentado como veículo autónomo inteligente.

A Arcfox opera sobretudo na China dedicando-se aos veículos elétricos e seguindo as linhas da Tesla que também já se desdobra nesse país. No entanto, o Arcfox Alpha S HBT será o primeiro veículo elétrico da marca a usar a plataforma Huawei HI.

Trata-se de uma nova solução da fabricante de smartphones concebida para potenciar veículos elétricos autónomos. A propósito, a sigla HBT afere-se à Huawei Bluepark Together, a sua solução para condução autónoma, tal como aponta a HuaweiCentral.

O sistema HBT da Huawei é crucial para a navegação autónoma

Huawei HBT
O sistema Huawei HBT implementado num carro elétrico. Crédito: Mydrivers

Será com este sistema de navegação autónoma desenvolvido pela Huawei que o Arcfox será apresentado no Shanghai Auto Show no próximo dia 14 de abril. Será, como referido supra, um carro elétrico de luxo com capacidades de condução autónoma.

Note-se que a Huawei não produz carros elétricos, mas quer ajudar as fabricantes automóveis a criar melhores veículos. Para tal, desenvolve sistemas como o supracitado HBT e a plataforma Huawei HI para crescer neste mercado preconizado pela Tesla.

Relembramos que a Huawei apresentou em dezembro último as suas soluções de LiDAR de média a longa distância com 96 linhas de deteção para apurar a presença de obstáculos. Desde então, o sistema foi aperfeiçoado e estará agora pronto a operar.

Huawei HBT
O sistema Huawei HBT implementado num carro elétrico. Crédito: Mydrivers

O sistema LiDAR (radar de luz/laser) tem várias aplicações como a deteção de obstáculos a curta e média distância, cruzamentos, garagens e outros cenários relevantes durante a condução. Conta até com a deteção de veículos a altas velocidades.

A propósito e de acordo com Wang Jun, responsável máximo pelo departamento de soluções para veículos automóveis da Huawei, garantiu que este módulo ficará mais acessíveis, prometendo baixar o preço deste módulo para 200, ou mesmo 100 dólares.

Já de acordo com um porta-voz da fabricante Arcfox, o Arcfox AlphaS HBT será um de três novos carros elétricos da marca. Será apresentando em simultâneo com os outros dois veículos elétricos e destacar-se-á pelo luxo e automação.

Can you imagine the future of the smart home? At the recent #TEDx #DrivenByPressure event Dr Wang Chenglu, from our #HarmonyOS team, explained his vision for the perfect connected home. Take a look & learn how to #LiveSmartWithHuawei 👇 pic.twitter.com/ruByDKpyQb

— Huawei Mobile (@HuaweiMobile) 8 de abril de 2021

Ken Hu, responsável da Huawei, confirmou na semana passada que a marca não pretende criar e comercializar um veículo elétrico em nome próprio. Continuará, no entanto, a colaborar com fabricantes automóveis e a desenvolver a sua plataforma Huawei HI.

A aposta no mercado automóvel pode ser uma das melhores alternativas ao segmento de smartphones enquanto fonte de receitas e crescimento.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.