A SAIC e a Alibaba juntas formaram a IM Motors
A SAIC Motor é o maior fabricante automóvel da China e uma dos maiores do mundo, responsável por parcerias com marcas como Volkswagen e General Motors no mercado chinês.
A Alibaba é uma gigante tecnológica com um vasto ecossistema digital que abrange comércio eletrónico, cloud computing, inteligência artificial e muito mais, mais conhecida pelo site AliExpress.
Em conjunto, estas duas empresas fundaram a IM Motors em 2020, com o objetivo de desenvolver veículos elétricos premium e tecnologicamente avançados, capazes de competir com as maiores marcas globais.
Nova aposta no segmento premium da mobilidade elétrica chinesa
A IM Motors prepara-se para lançar, ainda este ano, o IM LS9, um SUV de grandes dimensões que pretende competir diretamente com o Li Auto L9.
Atualmente, a IM Motors conta com quatro modelos: os sedãs L6 e L7, e os SUVs LS6 e LS7.
Apesar do posicionamento premium e da tecnologia avançada usada nos carros, a marca tem enfrentado dificuldades em ganhar tração no mercado chinês, com apenas 19 174 unidades vendidas entre janeiro e maio de 2025, segundo o China EV DataTracker.
Em comparação, a Xiaomi conseguiu quase 200 mil unidades encomendadas do seu novo modelo YU7 em menos de uma hora.

IM LS9 tem design robusto e interior espaçoso com um toque de tecnologia
As primeiras imagens do IM LS9, revelam alguns detalhes interessantes.
O volante é oval com dois braços como já é característico da marca. O carro terá dois carregadores wireless para smartphones e o ecrã central é de grandes dimensões. O LS9 terá ainda maçanetas que retraem, sensor LiDAR no tejadilho e jantes com cinco raios.
O interior é bastante espaçoso e embora ainda não se conheça o design dos bancos, já se sabe que o LS9 terá três filas de assentos. Um tamanho ideal para famílias mais numerosas ou para quem procura mais conforto em viagens longas.
A mesma plataforma versátil
Este novo SUV deverá partilhar a mesma plataforma iO Origin usada noutros modelos da marca. Esta arquitetura suporta tanto versões 100% elétricas (BEV) como híbridas com extensor de autonomia (EREV).
A versão totalmente elétrica do IM LS9 deverá contar com tração integral (AWD) e dois motores, alcançando uma potência combinada de 500 kW (cerca de 670 cavalos).
Já a variante EREV deverá combinar um motor a gasolina de 1.5 litros (153 cv) com um motor elétrico de 230 kW (308 cv), semelhante ao sistema do LS6.
As expectativas são altas para este SUV
O IM LS9 é um esforço da SAIC e da Alibaba para se destacarem num mercado cada vez mais saturado e competitivo.
Resta saber se o LS9 conseguirá conquistar o público chinês e rivalizar com outros nomes já estabelecidos.